Conheça Zé Mineiro, fundador da JBS e novo presidente da empresa - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

19/09/2017


Conheça Zé Mineiro, fundador da JBS

NOVO PRESIDENTE

Foto: autor desconhecido.

O comando executivo da JBS voltou para as mãos do fundador da empresa, José Batista Sobrinho, de 84 anos, também conhecido como Zé Mineiro. O patriarca é pai de Wesley e Joesley Batista e estava afastado desde a década de 80 da gestão operacional da empresa batizada com as iniciais de seu nome.

A troca de comando ocorre após a prisão de Wesley, então presidente da empresa, na semana passada. Segundo comunicado da JBS, Batista Sobrinho foi escolhido por unanimidade pelo conselho de administração, em reunião realizada no sábado (16) e vai completar o mandato em curso.

"Fico orgulhoso de reassumir a empresa que fundei", afirmou José Batista Sobrinho, em comunicado divulgado pela JBS. "Tenho muita confiança no desempenho da nossa liderança, em todos os nossos gestores e nos nossos 235 mil colaboradores."

Batista Sobrinho criou a empresa em 1953 como um pequeno açougue em Anápolis (GO) e foi seu primeiro presidente. Ele passou o comando dos negócios a seus filhos ainda na década de 80, mas se manteve como membro do conselho de administração da companhia desde a abertura de capital da JBS, em 2007.

Entre a década de 80 e início dos anos 2000, o comando ficou a cargo do filho mais velho José Batista Júnior. A partir de 2005, a direção passou a ser compartilhada pelos irmãos Joesley e Wesley, período de maior expansão da companhia, que com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) se tornou a maior empresa de carnes do mundo e o maio grupo provado do país.

Carreira empresarial

A trajetória empresarial de Zé Mineiro começou com um pequeno abatedouro no interior de Goiás. Em vídeo publicado pelo grupo J&F em 2014, ele narra que até o final dos anos 50 abatia apenas de 25 a 30 bois por dia.

"Brasília o chamativo foi esse, um consumo grande e os 4 anos livres de impostos que o Juscelino [Kubitschek] deu para os fornecedores irem para lá", conta no vídeo.

Veja o vídeo AQUI

O grande salto veio com a construção de Brasília, quando o empresário decidiu apostar no fornecimento de carne para os canteiros de obra.

A empresa adotou o nome Friboi em 1970, com a compra da sua primeira unidade frigorífica na cidade de Formosa (GO). A marca nasceu da sugestão de um amigo de Batista Sobrinho e vem da junção das palavras frigorífico e boi.

O início das vendas para outra regiões do Brasil começou no início dos anos 80, com a compra do frigorífico de Planaltina-DF. Começava ali a estratégia de crescimento via aquisição de outras unidades, acelerada nos anos seguintes pelos filhos.

"A pessoa para vencer na vida tem que ter uma garra, alguma coisa diferente. Como estudei muito pouco, o que eu posso oferecer de mim é garra, pontualidade e determinação", afirma Batista Sobrinho no vídeo feito em comemoração aos 60 anos do grupo.
 

Notícias relacionadas