Conde promove o I Seminário de Saúde da Mulher Negra e Indígena - WSCOM

menu

Paraíba

25/03/2018


Conde promove o I Seminário de Saúde da Mulher Negra e Indígena

O seminário é gratuito e aberto a todos os profissionais da saúde, assistência e estudantes que se identifiquem com o tema

Foto: autor desconhecido.

Dando continuidade ao calendário de atividades do Março de Cidadania, a Prefeitura de Conde, por meio da Coordenadoria de Diversidade Humana e Secretaria de Saúde, promove na próxima terça-feira (27/03), às 13h no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), o I Seminário de Saúde da Mulher Negra e Indígena.

O seminário tem como objetivo debater o campo de estudos da saúde da mulher negra e indígena, o atendimento oferecido a estas mulheres e promover a ampliação dos espaços de diálogos voltados para esta ação, promovendo o direito a saúde integral, trabalhando o enfrentamento as desigualdades étnicas-raciais, o racismo e à discriminação, oferecendo o atendimento necessário e de qualidade no acesso a saúde no município.

O seminário é gratuito e aberto a todos os profissionais da saúde, assistência e estudantes que se identifiquem com o tema. O Coordenador de Diversidade Humana, Patrício Tavares, destaca a importância deste seminário no município de Conde. “Pela primeira vez, o município de Conde promove um seminário voltado exclusivamente para a saúde da mulher negra e indígena. Vivemos numa cidade onde encontramos povos indígenas, negros, quilombolas, enfim, uma diversidade muito grande e que por muitas vezes precisa de uma atenção diferenciada nos serviços de saúde. Então com o seminário, vamos trabalhar essa temática, mas como foco na saúde da mulher de Conde”, disse.

Durante o evento, os participantes participarão de palestras específicas para a saúde das mulheres negras e das mulheres indígenas com as palestrantes: Adélia Gomes (Secretaria de Estado da Saúde), Verônica Lourenço (Rede Nacional de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Negras), Sônia Lacerda (Distrito Sanitário Especial Indígena) e a professora Sanderline Ribeiro dos Santos (Articulação de Mulheres Indígenas da Paraíba).

Confira a programação completa:

I SEMINÁRIO DE SAÚDE DA MULHER NEGRA E INDÍGENA DE CONDE

13h- Credenciamento;

13h30- Mística de Abertura;

14h- Mesa de Abertura;

14h20- Mesa Temática:

Tema 1: “Atenção a Saúde das Mulheres Negras”

  • Adélia Gomes- Coordenadora de Saúde da População Negra- Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba;
  • Verônica Lourenço da Silva – Ativista Negra integrante da Sapatá- Rede Nacional de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Negras;

15h- Tema 2: “Atenção à Saúde das Mulheres Indígenas”

  • Sônia Lacerda- Distrito Sanitário Especial Indígena;
  • Prof.ª Sanderline Ribeiro dos Santos- AMIP – Articulação de Mulheres Indígenas da Paraíba;

15h40- Debate;

16h30- Encerramento.

Notícias relacionadas