Ortotrauma já realizou mais de 5,3 mil cirurgias este ano - WSCOM

menu

Saúde

16/11/2018


Ortotrauma já realizou mais de 5,3 mil cirurgias este ano

Foto: autor desconhecido.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) realizou mais de 5,3 mil cirurgias no período de janeiro até outubro deste ano, o que equivale a uma média de 534 cirurgias mensais. De janeiro a dezembro do ano passado foram realizadas 5,7 mil cirurgias, registrando uma média de 475 procedimentos ao mês.  Somente no final de semana passado foram realizados 62 procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, além dos procedimentos de urgência e emergência.

“Esses números são conquistas na assistência hospitalar que fortalecemos ao longo do tempo e que representam o êxito de todo corpo clínico e assistencial do Complexo”, explicou a diretora-geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo. “Conseguimos realizar os procedimentos de forma dinâmica, atendendo não só a população de João Pessoa, mas pacientes de todo Estado”, afirmou.

A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde (MS).

“Em paralelo com os trabalhos de assistência, fazemos um trabalho de conscientização, considerando que temos um alto número de internações e atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito. É importante que no trânsito as pessoas se protejam mais, dirijam com cuidado, respeitando as leis, o que já ajuda a evitar muitos transtornos”, completou a diretora.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira, que integra a rede municipal de saúde de João Pessoa, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem, tratamentos de recuperação motora por meio do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) e urgência psiquiátrica por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm).