Comitê pró-transposição prepara documento que será entregue a governadores - WSCOM

menu

Paraíba

07/07/2009


Comitê pró-transposição prepara document

Na tarde desta terça-feira, 7, vários integrantes do Comitê Estadual em Defesa da Transposição de Águas do Rio São Francisco realizaram uma visita a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA). O intuito é discutir a criação de um documento sobre a situação hídrica do estado a ser distribuído no próximo dia 10 durante XXI Fórum de Governadores do Nordeste.

“Queremos mostrar aos gestores a necessidade de se interessar pelo tema e cuidar bem dos recursos hídricos. Iremos aproveitar esse momento em que se encontram gestores públicos e secretários para expor a temática”, explica uma das lideranças do comitê, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

O religioso afirma que esse tipo de integração do comitê com os gestores é fundamental. Isso porque o comitê articula ações, mobiliza pessoas, pressiona o poder público, mas não tem poder decisão. Este cabe aos gestores.

“É preciso se unir em torno deste tema, pois água e energia são dois itens fundamentais para o desenvolvimento de qualquer região. Sem água e energia não se vai a lugar nenhum”, finaliza.

A transposição do rio São Francisco é um projeto tão polêmico quanto antigo e é oficialmente denominado “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”. O projeto é de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI). Com orçamento de R$ 4,5 bilhões, prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão. O projeto se propõe a irrigar a região nordeste e semi-árida do Brasil.

Entre as polemicas envolvendo a obra, destaca-se a destinação do uso da água: os críticos do projeto alegam que a água será retirada de regiões onde a demanda por água para uso humano e dessendentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura.

Notícias relacionadas