Começa Palco Giratório em João Pessoa - WSCOM

menu

Expressão Corporal

06/08/2014


Começa Palco Giratório em João Pessoa

Teatro

Foto: autor desconhecido.

 A Cia Argonautas está representando o movimento teatral de João Pessoa na terceira etapa do Palco Giratório, que acontecerá no período de 08 a 10 de agosto, no Teatro do SESI e SESC Centro.“[IN]SÔNIA”, dirigido por Tony Silva, é o espetáculo escolhido para fazer intercâmbio com a Cia Magiluth, vinda de Recife (PE), que fará apresentações de “VIÚVA, PORÉM HONESTA” no dia 09 de Agosto e “AQUILO QUE MEU OLHAR GUARDOU PARA VOCÊ”, no dia 10 de Agosto.

O setor de Cultura do SESC Centro informa que as ações do Palco Giratório são gratuitas e incluem ainda a oficina “Jogo Comum: dramaturgias em jogo ou o que fazemos na sala de ensaios”, que será ministrada pelos integrantes da Cia Magiluth, no dia 08 de Agosto, das 13:00 às 18:00 horas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

OFICINA: “JOGO COMUM: DRAMATURGIAS EM JOGO OU O QUE FAZEMOS NA SALA DE ENSAIOS”

DIA: 08 de Agosto de 2014
LOCAL: SESC Centro João Pessoa
HORÁRIO: 13:00 às 18:00 horas

OBJETIVO: Compartilhar procedimentos de criação utilizados pelo grupo nos seus últimos trabalhos e que foi aprofundada durante o Programa Rumos Itaú Cultural – Teatro, onde o jogo entre atores a partir de alguns dispositivos pré-determinados, é definidor do texto, da encenação e da proposta de atuação.

ESPETÁCULOS:

[IN]SÔNIA

Dia: 08 de Agosto
Local: Teatro do SESI
Horário: 20:00 horas

SINOPSE: Sônia é uma jovem de 15 anos, que já morreu, tentando lembrar-se do que aconteceu. No monólogo a ação se passa entre o golpe assassino sofrido por Sônia e a sua morte. A personagem também não sai do estado de choque e , no delírio, recompõe o mundo á volta.No primeiro momento Sônia perde-se no tempo,surge a lembrança da loucura,descobre-se entre a passagem da menina para mulher , vivida pela adolescente. Através do estado de choque ela rompe com a lucidez e desdobra-se em outras personagens, a que se opõem , nas lutas do seu íntimo . Já no segundo momento, passam a esclarecer e iluminar sua memória, onde relembra o crime, do caso com um homem casado… “ as lembranças chegam a mim aos pedaços.” Assim, Sônia aprofunda-se nos dados psicológicos até que a coincidência de um grito identifica a personagem Sônia numa só pessoa. [IN]SÔNIA, é um experimento teatral baseado na obra Valsa n° 06 de Nelson Rodrigues.

A ficha técnica de insonia abrange:

Elenco: Adriano Marcos, Nyka barros e Suzy Lopes
Dramaturgia: Nelson Rodrigues
Adaptação de Texto e Encenação: Tony Silva
Plano de luz e iluminação: Tony Silva
Sonoplastia: Epitácio Souza
Concepção de figurino: Tony Silva
Execução de figurino: Sanzia Marcia
Cenário e adereços : Epitácio Souza
Partitura corporal : O grupo
Montagem: Cia. De Teatro Argonautas

O experimento, já estréia sua temporada com o prêmio de Melhor Coreografia para Teatro, recebido na XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança , sendo o mesmo título agraciado a 2 anos atrás pelo espetáculo “INFIDELIDADE” , outro espetáculo da Cia de Teatro Argonautas.

“VIÚVA, PORÉM HONESTA”

DIA: 09 de Agosto
LOCAL: Teatro do SESI
HORÁRIO: 20:00 horas

SINOPSE: Depois da morte do marido, Ivonete resolve virar uma mulher ‘honesta’, mantendo-se fiel ao finado. Uma das estranhas decisões de sua nova conduta é nunca mais sentar. O pai da jovem, diretor de um dos mais influentes jornais do país, resolve então convicar conceituados especialistas para solucionar o problema da filha, nesta farsa irresponsável, cheia de reviravoltas e criada por um dos maiores dramaturgos do teatro nacional.

FICHA TÉCNICA:

Texto/Concepção: Nelson Rodrigues
Trilha Sonora: Pedro Vilela
Elenco: Giordano Castro, Pedro Wagner, Lucas Torres, Mario Sergio Cabral, Erivaldo Oliveira.
Técnicos: Thiago Liberdade e Pedro Vilela

O GRUPO/HISTÓRICO: Viúva, porém honesta é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 em Recife. Apontado pela crítica especializada como um dos principais jovens grupos do país, o Magiluth investe na obra do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues para homenagéa-lo no ano de seu centenário.

“AQUILO QUE MEU OLHAR GUARDOU PARA VOCÊ”

DIA: 10 de Agosto
LOCAL: Teatro do SESI
HORÁRIO: 20:00 horas

SINOPSE: Um olhar de fora para as cidades que muitas vezes ficam soterradas pelo banal. A peça trabalha a partir das pequenas coisas, aquelas que volatizam num piscar de olhos deixando marcas mais profundas do que o mais grandioso gesto. O homem contemporâneo: as contradições de seus sentimentos, as formas como vive medindo o quanto se envolve com as coisas, o quanto se protege delas.

A ficha técnica é composta por:

DRAMATURGIA :Giordano Castro
DIREÇÃO: Luiz Fernando Marques, Grupo Magiluth
ELENCO: Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Pedro Vilela,Pedro Wagner
DIREÇÃO DE ARTE: Guilherme Luigi e Thaysa Zooby
TRILHA SONORA: Grupo Magiluth
ILUMINAÇÃO: Pedro Vilela
TÉCNICO: Mário Sergio Cabral, Thiago Liberdade
DESIGN GRÁFICO: Guilherme Luigi
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Mariana Rusu

O GRUPO/HISTÓRICO: Quinto espetáculo do grupo pernambucano Magiluth, Aquilo que meu olhar guardou para você é fruto de uma investigação a partir de imagens trocadas com a equipe do Teatro do Concreto, do Distrito Federal, no Programa Rumos Itaú Cultural, abordando o comportamento do homem contemporâneo na urbanidade. Lançando mão de diversos recursos teatrais, destinos individuais, de transformações e desvios, são postos em cena sempre com um olhar afetuoso. Composto por cenas fragmentadas, a montagem traz no elenco os atores Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Pedro Wagner e Pedro Vilela.

O SESC Centro João Pessoa fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281- Centro. Fone: 32083158 | 99960183.

O Teatro do SESI fica situado à Rua Rodrigues Chaves, 90 – Centro, João Pessoa. Fone: 3533-5585.