Começa o período de adesão das universidades ao SISU 2018.2 - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

10/05/2018


Começa o período de adesão das universidades ao SISU 2018.2

SISU 2018.1 registrou 4,1 milhões de inscrições

Foto: autor desconhecido.

As movimentações para a segunda edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2018.2) já começaram. Isto porque as faculdades e universidades públicas e gratuitas brasileiras têm entre hoje (8) e 18 de maio (até às 23h59) para fazer a adesão ao processo seletivo. O edital foi lançado na última sexta-feira (4), pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).

A formalização da adesão será feita a partir da assinatura eletrônica do Termo de Adesão ao SISU 2018.2. Na edição 2018.1, foram registrados 2,1 milhões de candidatos inscritos e 4,1 milhões de inscrições. Devido à dimensão da seleção, a etapa de adesão das IES é de grande importância para os estudantes, já que é o momento de definição dos cursos e da quantidade de vagas ofertadas.

Uma das interessadas no tema é a estudante Yasmin Marinho Souza, de 18 anos, que este ano quer garantir uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Apesar da certeza quanto ao curso, Yasmin avalia as possibilidades. “Me interessei pela atuação do Ministério Público, mas pesquisei bastante [para o SISU] e penso em seguir carreira de magistratura. Mas isso pode mudar quando entrar na faculdade e for conhecendo outras áreas”, planeja.

Segundo o edital da Secretaria de Educação Superior, “a seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SISU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017”. Quem não participou da última edição, pode se inscrever no ENEM 2018 até 18 de maio e participar do processo seletivo no próximo ano.

Saiba mais: estão abertas as inscrições no ENEM 2018

Apostilas, videoaulas, cursos online além de curso pré-ENEM e preparatório para o Vestibular estão entre os materiais e ferramentas de estudo. “Fazer cursinho foi importante para mim porque eu não conhecia alguns assuntos de Literatura, História e Geografia”, avalia Yasmin sobre as aulas que fez no Curso e Colégio Fortunato, parceiro do programa de inclusão educacional Educa Mais Brasil. E, como ainda sente um pouco dificuldade em determinados assuntos de Matemática e Ciências da Natureza, está dedicando bastante tempo aos estudos em casa.

Na edição 2018.1 do SISU, assinaram o documento 130 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e gratuitas – um aumento de 155% aproximadamente em relação ao ano de 2010. Neste mesmo período, houve crescimento aproximado de 400% na oferta de vagas, que passou de 47,913 para 239,716.

Para as IES, todos os procedimentos operacionais ligados ao processo seletivo devem ser formalizados no site de gestão do SISU. Ainda de acordo com o cronograma, após a respectiva etapa haverá o período para retificação do Termo de Adesão, entre 21 e 24 de maio de 2018.

Ascom Educa Mais Brasil