Começa nova fase de buscas por destroços do avião da Air France - WSCOM

menu

Internacional

26/04/2011


Começa nova fase de buscas por destroços

Air France

Foto: autor desconhecido.

A delicada operação de resgate dos destroços do avião da Air France, que caiu no oceano Atlântico em 2009 quando fazia a rota Rio-Paris, começou nesta terça-feira (26), segundo anunciou o BEA – órgão francês responsável por investigar as causas do acidente.

O comunicado indicou que primeiramente será usado o robô submarino Remora 6000 para mergulhar em águas profundas, informou o jornal francês Le Figaro.

O navio de buscas Ile de Sein fez uma curta escala na última sexta-feira (22) em Dakar, no Senegal, antes de chegar à região do acidente nesta terça. Além dos equipamentos, 68 pessoas fazem parte da tripulação.

No começo de abril, o BEA anunciou que havia localizado a 3.900 m de profundidade novos destroços do acidente, ao norte da posição conhecida de onde caiu o avião AF 447. Desta forma, o órgão anunciou que iria lançar uma nova e última fase de buscas em maio.

A última informação sobre o assunto era de que o BEA também vai tentar retirar corpos de vítimas do fundo do mar, além de procurar pelas caixas-pretas da aeronave.

A decisão foi comunicada no dia 19 deste mês à Aeronáutica brasileira, segundo o chefe do Centro de Investigação e Prevenção Aeronáticos (Cenipa), brigadeiro Carlos Alberto da Conceição. Antes, o órgão francês anunciou havia desistido de retirar os cadáveres do fundo do mar.

O avião da Air France caiu em 31 de maio de 2009, matando 228 pessoas de 32 nacionalidades e vários brasileiros. Até hoje as causas do acidente não foram esclarecidas.

Notícias relacionadas