Colômbia avança para as oitavas após vencer Senegal - WSCOM

menu

Esporte

28/06/2018


Colômbia avança para as oitavas após vencer Senegal

CARLOS GARCIA RAWLINS REUTERS

Colômbia jogou o mínimo necessário nesta quinta-feira para vencer Senegalpor um gol e garantir sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Os colombianos conseguiram segurar a pressão senegalesa ao longo do primeiro tempo — e ainda escaparam de um pênalti marcado pelo árbitro  Milovan Ristic, que reviu sua decisão após conferir o lance em vídeo — e encontraram um gol com o zagueiro Mina aos 29 minutos do segundo tempo após cobrança de escanteio.

A vitória colombiana também decretou a eliminação senegalesa da competição. Com a derrota, Senegal empatou em 4 pontos com o Japão, que também perdeu de 1×0 para a Polônia, mas que terminou a fase de grupos com dois cartões amarelos a menos e avançou pelo critério disciplinar de desempate — os senegaleses levaram 6 cartões, contra 4 dos japoneses. Agora, os colombianos torcem pela recuperação do craque James Rodríguez, que deixou o gramado frustrado aos 30 minutos do primeiro tempo sem condições de jogo.

Japão também passa

Japão e Polônia fizeram possivelmente um dos piores jogos da Copa do Mundo 2018 nesta manhã de quinta-feira (28), no estádio de Volgogrado. Precisando apenas de um empate para avançar às oitavas, os japoneses perderam por um 1 a 0, mas abriram mão de correr atrás do placar no momento em que a Colômbia abriu o placar contra Senegal, resultado que garantiu a classificação da seleção japonesa.

Se o Japão até jogou melhor no primeiro tempo, criando mais chances, a partida contra a Polônia será lembrada pelos 10 minutos finais em que os japoneses abriram mão de jogar e ficaram apenas trocando passes na zaga. Os poloneses, por sua vez, não buscaram o segundo gol e a seleção japonesa arrancou a classificação por ter dois cartões amarelos a menos que Senegal, já que no número de pontos e saldo de gols, africanos e asiáticos estavam empatados.

O desempenho dos japoneses até esta terceira rodada do grupo H vinha sendo tratado como uma das surpresas da Copa, mas nesta quinta-feira o cenário foi bem diferente. Não à toa, o técnico Akira Nishino entrou com seis reservas em campo, deixando os quatro jogadores que marcaram gols contra Senegal e Colômbia no banco. Desde o início, ficou claro que o Japão veio a campo em busca de um empate.

Com o resultado, o Japão avança para as oitavas de final podendo pegar Inglaterra ou Bélgica, dependendo do resultado do jogo, às 15h, entre as seleções europeias. Já a Colômbia, que venceu Senegal por 1 a 0, avançou em primeiro lugar no grupo H, com seis pontos.

EL PAÍS