Cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite atinge 89% em João Pessoa - WSCOM

menu

Saúde

11/09/2018


Cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite atinge 89% em João Pessoa

Foto: Ivomar Gomes

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) segue o chamamento e alerta a população para importância de tomar a vacina contra poliomielite e sarampo. A mobilização nacional teve início no dia 1º de agosto e, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e potencializar a resposta imunológica das crianças, a campanha foi prorrogada para até 14 de setembro.

Ao todo, desde o início da Campanha, 37,9 mil crianças receberam as doses da vacina que protege contra a poliomielite e o sarampo em João Pessoa, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 89%. A meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é imunizar 95% do total de 42,6 mil crianças na faixa etária de um ano até menores de cinco anos de idade.

Fernando Virgolino, chefe da seção de imunização da SMS, explica que os pais que ainda não levaram seus filhos a alguma Unidade de Saúde da Família (USF) ou Policlínica da rede SUS devem comparecer para avaliar o cartão de vacina e, se necessário, vacinar a criança. “A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independentemente da situação vacinal. No caso de dúvida, leve o cartão de vacina a um serviço de saúde para receber orientação, avaliar a caderneta e, se necessário, receber a dose da vacina”, esclareceu.

Surto da doença – De acordo com dados do Ministério da Saúde, até o dia 28 de agosto foram confirmados 1.553 de sarampo no Brasil e 6.975 permanecem em investigação. Os estados do Amazonas e Roraima apresentam surtos da doença, com 1.211 e 300 casos, respectivamente. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Pernambuco também apresentaram registros da doença.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos).

Sarampo – é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Poliomielite ou paralisia infantil – é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

Notícias relacionadas