Clientes da Unimed João Pessoa recebem orientações no Grupo 60 + Feliz - WSCOM

menu

Saúde

22/02/2019


Clientes da Unimed João Pessoa recebem orientações no Grupo 60 + Feliz

Alegres, atentos e bem dispostos. Assim são os integrantes da primeira turma do Grupo de Educação em Saúde 60 + Feliz da Unimed João Pessoa, voltado para os clientes da Cooperativa que têm 60 anos ou mais. Esse público faz parte de uma população que alcançou a terceira idade e está cada vez mais “antenada” em busca de hábitos mais saudáveis que vão prevenir doenças – e mais importante – garantir mais saúde e qualidade de vida. Na última terça-feira (19), os participantes tiveram o primeiro encontro, de um total de seis.

            Eles deixaram para trás o comodismo. Saíram de suas casas em plena terça-feira à tarde para estarem às 13h30 no Viver Melhor, local onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde para os clientes da Unimed JP. O andar, muitas vezes, lento não impediu de darem mais esse passo em busca da sociabilidade, interação, conhecimento e, principalmente, saúde e bem-estar. Estavam ansiosos para ouvir as orientações, assistir às palestras e realizar as atividades práticas.

            E por que não aprender a cuidar mais da saúde física e mental, independentemente se já chegaram aos 60, 70, 80 ou 90 anos? Afinal de contas, cada novo dia abre inúmeras possibilidades para serem felizes. Confira abaixo as histórias de alguns clientes da Unimed JP que estão integrando o Grupo 60+ Feliz. Eles dizem que estão tentando viver intensamente a terceira idade, fase em que é possível contemplar mais serenamente a vida e aproveitar o convívio da família e dos amigos.

Mais cuidado

            De voz mansa e um pouco tímido, o aposentado Carlos Alberto Barros, 70 anos,  participou da primeira reunião do Grupo 60 + Feliz. Ao ser convidado a falar um pouco sobre a experiência, ele prontamente aceitou, mas foi logo avisando: “Gosto mais de prestar atenção nas coisas do que falar. Mas posso conversar com você”.

            Carlos Alberto se inscreveu na atividade por incentivo da filha. E na primeira palestra que assistiu, ele contou que já aprendeu muito. “Uma coisa que achei interessante foi como ajudar alguém que está engasgado. Pensei logo na minha esposa, que tem refluxo e, às vezes, acorda sufocada”, revelou.

            No dia a dia, Carlos Alberto é disciplinado. Acorda cedo, caminha pelo menos 1 hora três vezes por semana, e isso ajuda muito: não tem diabetes, sobrepeso ou hipertensão. “Gosto de frutas e como pouco doce”, completou.  E sobre a expectativa no Grupo 60+ Feliz ele se mostra animado. “Aqui vou aprender a me cuidar melhor”.

Alegria contagiante

            A aposentada Célia Maria Almeida dos Santos, 69 anos, outra participante do Grupo 60 + Feliz, é uma daquelas pessoas cujo sorriso contagia. Ela não escondeu a satisfação de estar na reunião, compartilhando experiências com as outras pessoas. Veterana em outros serviços de prevenção que a Unimed João Pessoa oferece no Viver Melhor, ela afirma que o próprio nome do novo grupo chamou sua atenção.

            “Esse aqui é o 60 + Feliz. Então, se estou beirando os 70, quero ver se chego a mais um aniversário com saúde. Não quero nada de doença em cima de mim. Quero mais amor e aprendizado”.

            Em dois anos consecutivos, Célia Maria teve pneumonia e na palestra ela soube como se prevenir da doença. “Ensinaram-me que tenho que procurar um pneumologista para que ele me encaminhe para tomar vacina”.

            Dona Célia fez questão de destacar a iniciativa da Unimed JP em ter pensado em um grupo voltado para a terceira idade. Para ela, o serviço é essencial para incentivar esse público a ter mais qualidade de vida. “Nós não tínhamos a felicidade de ter um grupo assim, que falasse sobre alimentação saudável, a importância da atividade física e como devemos respirar. Coisas importantíssimas”.

            Com diabetes e hipertensão, Célia Maria revela que não “encuca” com doença, porque, segundo ela, isso é uma coisa tratável, basta tomar a medicação correta. Sempre otimista, ela confessa o que é mais importante na vida. “Eu gosto é de ser feliz e fazer os outros felizes”.

Inscrições abertas                

            O Grupo de Educação em Saúde 60+ Feliz é um diferencial da Unimed João Pessoa direcionado aos clientes com idade a partir dos 60 anos. A iniciativa tem como objetivo oferecer informações sobre saúde e qualidade de vida a esse público através de palestras e dinâmicas. O trabalho é conduzido por uma equipe interdisciplinar, formada por psicólogo, educador físico, fisioterapeuta, enfermeira e assistente social.

            E se você chegou até aqui, uma novidade. A Unimed João Pessoa já abriu inscrições para a segunda turma do Grupo de Educação em Saúde 60 + Feliz, voltado para clientes com 60 anos ou mais. Os encontros terão início no dia 16 de abril, das 13h30 às 17h, no Viver Melhor. O objetivo do grupo é orientar os idosos sobre como terem mais saúde e qualidade de vida.

            As inscrições podem ser feitas pela internet (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), telefone (2106-0430 e 3506-8700) ou presencialmente no Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre). Para participar do grupo, é necessário entregar uma declaração médica de aptidão física, o que pode ser feito até o segundo encontro.