Cirurgia bariátrica é mais eficaz que dieta no controle de açúcar no sangue - WSCOM

menu

Saúde

28/04/2011


Bariátrica para controle do açúcar

Pesquisa

Foto: autor desconhecido.

Pesquisadores das universidades de Columbia e de Duke, nos Estados Unidos, dizem ter descoberto uma nova evidência que indica o porquê da cirurgia bariátrica – um tipo de redução de estômago – ser mais eficiente do que dietas para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Após analisarem pacientes obesos com e sem diabetes tipo 2 submetidos à cirurgia de bypass gástrico (GBP), que consiste na redução do estômago através de grampeamento, os médicos observaram que os resultados deste tipo de cirurgia nos níveis de açúcar no sangue melhoraram em até 80% dos casos.

Embora a perda considerável de peso faça parte desse sucesso, foi observada a melhora do controle glicêmico em pacientes com diabetes tipo 2 antes mesmo de ocorrer a perda significativa de peso, o que sugere mecanismos alternativos relacionados com as alterações hormonais.

O resultado foi obtido depois que os pesquisadores analisaram pacientes obesos com e sem diabetes que foram submetidos a uma dieta. Ambos os grupos mostraram uma redução de aminoácidos, que melhoraram o controle da glicose, afirma Blandine Laferrère, um dos autores do estudo.

O estudo revelou que pessoas obesas com diabetes tipo 2 submetidos a cirurgia GBP têm níveis muito mais baixos de diferentes tipos de aminoácidos, em comparação com um grupo combinado de pacientes obesos com diabetes, que perdeu uma quantidade igual de peso, seguindo uma dieta. E essa redução estava ligada a um melhor controle glicêmico, ou seja, uma taxa mais equilibrada de açúcar no sangue.

– A descoberta mais intrigante do estudo é que os aminoácidos, especialmente os de cadeia ramificada de aminoácidos, diminuíram mais significativamente após a cirurgia de bypass gástrico do que após a perda de peso mesmo através de uma intervenção dieta.

O próximo passo, de acordo com Laferrère, será caracterizar os processos envolvidos nestas alterações metabólicas para entender como a cirurgia de bypass gástrico está relacionada às alterações hormonais, incluindo hormônios intestinais, que ocorrem após a cirurgia.

Notícias relacionadas