Cirandas e cocos são o destaque da Festa das Neves na quinta - WSCOM

menu

Entretenimento

02/08/2005


Cirandas e cocos são o

Nesta quinta-feira, 4, João Pessoa terá a oportunidade de participar da brincadeira do coco e cirandas comandada por Odete de Pilar, Luiz Félix, Raminho Cirandeiro e outros músicos convidados para a apresentação das 20 horas no Largo da Basílica, um dos locais da Festa das Neves.

Não é sempre que se tem a oportunidade de ouvir ao vivo, na capital, a voz destes cantadores de coco e de ciranda tão apreciados e considerados em sua cidade de origem, Pilar.

Raminho, Luiz Félix e demais cirandeiros de Pilar convidados para participar da Festa das Neves ainda não são conhecidos do público da capital, mas seguramente encantarão os presentes e, junto com Odete, arrebatarão todos para a roda que se formará no Largo da Basílica.

O convite a estes cirandeiros de Pilar como aos vários grupos de cultura popular tradicional que vêm se apresentando na Festa das Neves faz parte do projeto da FUNJOPE de contemplar a diversidade cultural em seus eventos.

Por isso se torna possível ver os grupos tradicionais em suas apresentações e, como convidados, em palcos de músicos que desenvolvem diferentes tipos de música. Quem quiser poderá ouvir Odete de visita na apresentação de Chico Correia que também está na programação desta quinta-feira, no palco da Praça da SOCIC, no Varadouro.

DESCOBERTA – A voz de Odete, desde 2000, tem encantado a todos que ouviram as gravações do CD Cocos alegria e devoção, produzido pela profª Maria Ignez Ayala, a partir de pesquisa de campo de sua equipe do LEO (Laboratório de Estudos da Oralidade) da UFPB. Maria Ignez Ayala conheceu Odete em 1992, quando iniciava a pesquisa dos cocos na Paraíba e aquela voz, aquela pessoa, a impressionaram tanto que em 1998 voltou à Lagoa do Gonçalo, zona rural de Pilar, onde a conhecera. Desde que foi lançado o CD, a voz de Odete tem seduzido vários ouvintes. O músico Chico Correia foi quem primeiro divulgou os cocos de Odete, colocando rápidas inserções da voz da cantadora nos arranjos que fez de alguns cocos, que sempre estão presentes em seus shows. A cantora Eleonora Falcone é outra cantora que incluiu o coco Ô serena serená em seu repertório. No no último domingo teve a surpresa da presença de Odete em sua apresentação, trazida por Marcos Ayala e Maria Ignez. Mas não pára aí. A voz de Odete também está presente na trilha de Transubstancial, filme de Torquato Joel.

No início do ano o grupo de músicos A Barca, de São Paulo, em seu Projeto Turista aprendiz, financiado pela PETROBRAS, incluiu Pilar no seu roteiro de pesquisa, especialmente para conhecer Odete e convidá-la para a apresentação que fizeram no Espaço Cultural. Na ocasião, gravaram imagens de Odete e várias canções cantadas por ela, algumas das quais integrarão o vídeo e o CD que lançarão como resultado do projeto.

Notícias relacionadas