Cientistas de vários países se reunião em Campina Grande para participar de Cong - WSCOM

menu

Paraíba

04/08/2005


Cientistas de vários países se

Cientistas de vários países do mundo estarão em Campina Grande, na próxima semana, participando do II Congresso Internacional de Estudos Comparativos – II CONIEC, que tem como tema central: “Fronteiras Móveis”. O evento acontecerá no período de 9 a 11 de agosto e reunirá conferencistas do Brasil, Alemanha, França, Espanha e Portugal. Os palestrantes discutirão temas relacionados a diversas áreas do conhecimento humano, a exemplo da Literatura, Filosofia e Religião, e Arte e Mídia.

A abertura do evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 9, as 8h30, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, ocasião em que será proferida a palestra: “As Novas Humanidades: O intercultural, o comparativo e a interdisciplinaridade”. O tema será apresentado pelo pesquisador alemão Steven Tötösy de Zepetnek.

O conferencista é professor Drº. da universidade de Halle-Wittenberg, Alemanha, autor de trabalhos e livros publicados em diversos países e é especialista em várias áreas do conhecimento humano, dentre elas, culturas comparativas e estudos midiáticos. Em seguida, será proferida a palestra da profª. Drª. Allain Vuillemin, que na ocasião falará sobre: “Literaturas do centro e do sudeste europeus de expressão francesa”. A palestrante faz parte da Universite d`Artois, na França.

Além destes, o evento contará ainda com vários outros conferencistas de renome internacional, a exemplo da prfª. Drª. Leonor Osório, da Universidade Nova de Lisboa/Portugal, especialista em Biologia Molecular; prof. Drº. Julio César Cabrera Medina, da Universidade de Granada/Espanha e UEPB; e profª Drª. Zilá Bernard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Internacional de Estudos Canadenses (CIEC).

O II Coniec acontecerá no Centro de Convenções Raimundo Asfora, durante o dia 9, e nos dias 10 e 11, no Centro de Pós-Graduação da UEPB, em Bodocongó. Além das palestras, serão realizadas mesas redondas, comunicações, painéis e mini-cursos. O evento é aberto ao público em geral e a expectativa da comissão organizadora é repetir o mesmo sucesso alcançado na última versão, realizada também em Campina Grande, em 2003.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Estudos Comparativos – ABRAEC – com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, numa iniciativa do Grupo de Pesquisa GT Estudos Comparativos Interculturais. O II CONIEC tem como objetivo promover discussões na perspectiva de atender à urgência contemporânea de pensar as formações discursivas e disciplinares a partir do viés específico e ao mesmo tempo fronteiriço de cada ramo do saber.

Notícias relacionadas