Cientistas americanos criam 'nanomapa' das Américas - WSCOM

menu

Internacional

16/03/2006


Cientistas americanos criam 'nanomapa' d

Cientistas americanos juntaram pedaços de moléculas de DNA numa forma que lembra o mapa das Américas, no que é o menor mapa já feito.

O micromapa mede apenas poucas centenas de nanômetros (um bilionésimo de metro) de largura – tamanho menor até do que algumas bactérias –, numa escala de 1 para 200 trilhões.

O resultado da experiência, realizada no Instituto de Tecnologia da Califórnia, foi publicado na última edição da revista Nature.

Segundo os pesquisadores responsáveis, a técnica poderia ser usada no campo emergente da nanotecnologia, que busca desenvolver novos materiais, dispositivos e sistemas por meio da manipulação de moléculas e átomos individuais.

Além do mapa das Américas, a equipe de pesquisadores americanos usou a técnica de juntar pedaços de DNA para criar meia dezena de formas, incluindo um quadrado, um triângulo, uma estrela de cinco pontas e uma cara sorridente.

As técnicas para juntar pedaços de DNA para compor formas específicas ou mesmo produzir dispositivos com comportamento semelhante ao de máquinas já haviam sido desenvolvidas anteriormente, mas o estudo dos pesquisadores da Califórnia teria desenvolvido um processo de manipulação mais fácil e mais rápido.

Notícias relacionadas