Chuvas seguem em JP até 1ª semana de setembro; no Estado, 13 açudes estão sagran - WSCOM

menu

Paraíba

30/08/2005


Chuvas seguem em JP até

De acordo com a AESA (Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) a previsão é que as chuvas continuem caindo na Grande João Pessoa e em todo Agreste e Litoral até a primeira semana de setembro. ‘Devemos entrar setembro com pancadas de chuvas isoladas, porém freqüentes’, antecipou o meteorologista Alexandre Magno.

As chuvas esse ano superaram as expectativas dos meteorologistas e fazem com que 13 açudes continuem sagrando e 14 estejam com mais de 90% da capacidade total.

Segundo o metereológista da AESA, a ocorrência de chuvas até o começo do mês de setembro é normal, o que acontece de diferente este ano é a regularidade. “As chuvas são normais nesta época do ano, o que está acontecendo de diferente é o fato de chover todos os dias”, disse ele.

A regularidade das chuvas este ano se deve, segundo Alexandre, a grande nebulosidade que se forma em torno da região do litoral

Açudes que estão sagrando

Araçagi em Araçagi, Lagoa de Mateus em Belém, Canafístola em Borborema, Cacimba de Várzea em Cacimba de Dentro, Gramame-Mamuaba no Conde, Tauã em Cuitegi, Acauã em Itatuba, Jangada em Mamanguape, Olho D’água em Mari, Pirpirituba na cidade de mesmo nome e São Salvador em Sapé.

Açudes com mais de 90%

Tavares na cidade de Tavares com 99,3%, Suspiro em Serra de Raiz com 99,2%, São José em São José de Espiranhas com 99,8%, São Domingos em São Domingos do Cariri com 95,5%, Jenipapeiro em Olho D’água com 90,5%, São José em Monteiro com 99,3%, Brejinho em Juarez Távora com 96,1%, Marés em João Pessoa com 98,3%, Duas Estradas na cidade de mesmo nome com 94,9%, Vidéo em Conceição com 94,1%, Campos em Caraúbas com 90,9%, Epitácio Pessoa em Boqueirão com 98,8%, Bartolomeu em Bonito de Santa Fé com 93,3% e Covão em Areial com 97,7 %.

Esses dados foram recolhidos no site da Sectma – Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Notícias relacionadas