Chile tem a primeira mulher na Presidência - WSCOM

menu

Internacional

11/03/2006


Chile tem a primeira mulher

A pediatra Michelle Bachelet é a mais nova presidente do Chile. A cerimônia, que reuniu delegações de 120 países, foi realizada na tarde deste sábado.

Aparentando calma, a socialista, que foi torturada e viveu no exílio durante o período de ditadura militar, recebeu a faixa presidencial e acenou para a multidão que acompanhou a posse. Pela primeira vez uma mulher assume o comando do país.

A transmissão do cargo do atual presidente do Chile, Ricardo Lagos, para Bachelet foi realizada na sede do Congresso Nacional, na cidade de Valparaíso.

Assim como o atual presidente, a socialista Michelle Bachelet representa a frente de centro-esquerda Concertación, que governa o Chile desde 1990, quando chegou ao fim o governo do general Augusto Pinochet.

Bachelet, foi ministra da Saúde e da Defesa no governo de Ricardo Lagos. Agora, terá um mandato de quatro anos como presidente e promete priorizar nesse período as políticas sociais.

Entre os presentes na posse de Bachelet estão a secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, além do presidente Luís Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e Evo Morales, da Bolívia.

Apesar dos avanços registrados no Chile nos últimos anos, a desigualdade ainda é um dos maiores problemas do país. Estima-se que a pobreza afeta 18% da população chilena e a renda dos mais ricos é 40 vezes maior do que aquilo que ganham os 10% mais pobres.

Notícias relacionadas