Cheque especial tem maior alta de juros em quase 8 anos - WSCOM

menu

Economia & Negócios

15/04/2011


Cheque especial tem maior alta de juros

8 anos

Foto: autor desconhecido.

Os empréstimos pessoais e o cheque especial ficaram mais caros nos principais bancos do país em abril. Uma pesquisa da Fundação Procon-SP, divulgada nesta sexta-feira (15), mostrou que os juros do cheque especial passaram de 9,31% ao mês, em março, para 9,35%. Este é o maior valor para essa modalidade de crédito desde junho de 2003 (quando a taxa estava em 9,43%).

No caso do empréstimo pessoal, a taxa média passou de 5,42% ao mês, no mês passado, para 5,49% em abril. Este é o maior valor desde junho de 2009 (quando registrava 5,52%).

O Procon diz que, de sete bancos pesquisados, quatro elevaram taxas do cheque especial e três, de cheque especial.

Neste mês, os bancos que repassaram créditos maiores ao empréstimo pessoal foram o Banco do Brasil (de 8,15% para 8,27% ao mês), o Itaú Unibanco (de 8,85% para 8,96%) e o Bradesco (de 8,79% para 8,83%).

No caso do limite da conta, as altas ocorreram no Banco do Brasil (de 5,28% para 5,48%), na Caixa Econômica Federal (de 4,78% para 4,95%), no Itaú (de 6,30% para 6,38%) e no Bradesco (de 6,04% para 6,08%).

O levantamento foi feito por técnicos da Fundação Procon-SP no dia 5 de abril com Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Para o Procon, esses aumentos já refletem a política de aumento de juros que o governo tem feito desde o início do ano. Em janeiro e em março, o Banco Central elevou a taxa básica de juros por duas vezes, de 10,75% para 11,75% ao ano. A medida tem como objetivo encarecer o crédito para frear o consumo e ajudar a colocar a inflação sob controle.

A fundação orienta o consumidor para ficar cada vez mais cuidadoso ao buscar crédito. A ideia não é parar de comprar, mas pensar duas vezes antes de correr atrás do cheque especial ou do crédito pessoal.

– O consumidor deve ser alertado para o fato de que as taxas de juros estão em ascensão. Empréstimos só devem ser tomados em caso de necessidade, de modo que não se transformem em armadilha para quem já está com o orçamento apertado. O cheque especial é extremamente atraente por estar disponível na conta e poder ser utilizado a qualquer momento, mas suas taxas são muito altas e podem comprometer seriamente as contas.

Notícias relacionadas