Centro Histórico sedia encontro de ex-lideranças estudantis neste sábado - WSCOM

menu

Paraíba

02/02/2018


CH sedia encontro de ex-líderes do DCE

NESTE SÁBADO

Foto: autor desconhecido.

Um grande evento cultural vai marcar a comemoração dos 30 anos da gestão Catuipe no Diretório Central dos Estudantes da UFPB. Lideranças estudantis que compuseram esta chapa vão se reunir neste sábado, dia 03, à partir das 17h, no Atelier Multicultural de Elionai Gomes, na Ladeira da Borborema, em pleno Centro Histórico da capital.

O movimento Catuipe surgiu em 1988 na UFPB e reuniu estudantes de diversas tendências do movimento universitário da época, tais como as petistas "Caminhando", "Democracia Socialista" e "Causa Operária", os militantes do Partido da Libertação Proletária – PLP, os estudantes ligados ao líder comunista Luiz Carlos Prestes, a Pastoral Universitária, o Partido Comunista Brasileiro – PCB, independentes e até anarquistas.

Do movimento Catuipe surgiram muitas personalidades conhecidas da vida política e social paraibana e nos movimentos sociais, a exemplo do Chefe de Gabinete do Governador, Nonato Bandeira; do sindicalista e dirigente do PSTU na Paraíba, Antônio Radical; do advogado e ex-superintendente da EMLUR, Anselmo Castilho, do juiz de direito da comarca de Alagoa Grande, Jackson Guimarães; da jornalista e editora da TV Cabo Branco, Jô Vital; da ex-assessora do Ministério da Igualdade Racial dos governo Lula e Dilma, Olanise Santos; do médico e sindicalista Tarcísio Campos e do jornalista Marcus Alves, ex-secretário de comunicação da capital.

A chapa Catuipe disputou a eleição do DCE UFPB em 1988, sendo encabeçada pelo então estudante de Comunicação Social, Éder Dantas, hoje professor universitário e ex-secretário de Transparência Pública de João Pessoa. Os membros da Catuipe derrotaram a chapa "Solte a Voz", lançada pela corrente "Viração" (que reunia estudantes do PCdoB e seus aliados) e que foi encabeçada pelo então estudante de medicina, Lindberg Farias, que posteriormente foi presidente da UNE e líder do movimento dos "cara-pintadas" e que hoje é senador pelo Rio de Janeiro.

O evento contará com muita música (especialmente do final dos anos 1980), performances teatrais, recital de poesias, apresentação de um video sobre o Movimento Catuipe, homenagens a pessoas que marcaram a época, como o ativista cultural João Balula.
 

Notícias relacionadas