Cearte inscreve para cursos novos e antigos até sexta-feira - WSCOM

menu

Artes

28/08/2018


Cearte inscreve para cursos novos e antigos até sexta-feira

Foto: autor desconhecido.

O Centro Estadual de Arte (Cearte) encerra, nesta sexta-feira (31), as inscrições para o período 2018.2. As matrículas iniciaram dia 16 de julho e iriam até 18 de agosto, mas foram estendidas até o fim deste mês. Neste semestre, o Cearte disponibiliza mais de 3 mil vagas em 260 cursos nas unidades do Centro e do Espaço Cultural, em João Pessoa.

São 18 cursos novos, além das ofertas já conhecidas nas seis áreas de linguagens artísticas ensinadas no Cearte: Dança, Artes Visuais, Música, Teatro, Audiovisual e Literatura. Os novos cursos abordam diferentes linguagens e muitos deles têm um caráter inovador no formato.

Entre os novos cursos, são destaque: Iniciação Teatral e Memória, voltado para a terceira idade; Laboratório Teatral; Iniciação à Pintura, Iniciação Musical com Flauta; Direção de Arte para Audiovisual; Moulage para Figurino; Figurino para Audiovisual; Literatura de Autoria Paraibana, Contrabaixo Acústico e Acordeon.

Cursos

O curso de Direção de Arte para Audiovisual ministrado por Romero Souza pretende abordar conceitos e definições da direção de arte no cinema e audiovisual. No curso serão abordados como fazer o planejamento e criação da linguagem visual, ressaltando sombras, texturas e planos diferenciados.

Também será tratada a produção de maquetes e o trabalho com cenotécnicos, pintores, costureiras e a produção de objetos, roupas e acessórios necessários em um set de filmagem. Na mesma área, Romero Souza ainda ministra no Cearte os cursos de Moulage para Figurino, onde a roupa é confeccionada no próprio manequim, e Figurino para Audiovisual.

O Curso de Iniciação Teatral e Memória (Teatro para a 3ª idade) busca, de forma lúdica e dinâmica, a integração grupal e o estímulo à memória dos idosos através do conhecimento de técnicas básicas de iniciação teatral como improvisação, interpretação e leitura dramática de textos cênicos. A intenção é que as técnicas possibilitem o trabalho de expressão corporal, vocal, além de noções básicas do fazer teatral como a caracterização do personagem (maquiagem e figurino) e elementos de cena (cenário, iluminação e sonoplastia).

O curso de Iniciação à Pintura, ministrado pelo artista visual Otávio Maia, pretende abordar várias técnicas de pintura artística, processos técnicos com Têmpera, Encáustica, Afresco, Pintura a óleo, Aquarela, Pastel e o uso de técnicas mais modernas com a utilização das Resinas plásticas como a Acrílica, a Vinílica, e a Celulose. No curso serão ensinadas as práticas referentes aos princípios fundamentais da pintura, dos materiais, da cor, e conhecimentos das escolas de arte.

O curso de Contrabaixo Acústico, ministrado pelo professor Tiago José, exige que o aluno tenha conhecimento de teoria musical (saber ler partituras) e tenha o instrumento. O aprendizado será desenvolvido através do Método Billè. Já as aulas de Acordeon, ministradas pelo professor Lucílio Souza, se destinam à formação inicial de estudantes com pouca ou nenhuma vivência musical. Ao final do curso os alunos devem ser capazes de tocar em grupo, executar e acompanhar músicas no acordeon individualmente; e, de identificar os símbolos básicos da grafia musical (cifra e partitura).

Para fazer os cursos, os alunos devem fazer uma contribuição única, para o Cearte, de R$ 130,00. Alunos da rede pública e o servidor público que recebe uma remuneração bruta de até dois salários mínimos, mediante apresentação de comprovante de renda, contribuem com R$ 60,00. Têm direito à gratuidade os beneficiários do Bolsa Família, mediante comprovação, e pessoas com deficiência.

O Cearte é uma escola de arte e se configura como um centro de formação com oferta de cursos livres, técnicos e de extensão. Neste semestre, abriu mais de 3 mil vagas nas áreas de Arte Visual, Audiovisual, Dança, Teatro e Música e Literatura. As matrículas estão sendo realizadas na sede do Cearte, no Grupo Escolar Dr. Thomas Mindelo, no Centro de João Pessoa, sempre das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Novos Cursos:

Iniciação Teatral e Memória – Teatro Para a 3ª Idade – 15 vagas

Laboratório Teatral – 30 vagas

Montagem Teatral – 20 vagas

Direção De Arte Para Audiovisual – 15 vagas

Moulage Para Figurino – Curso Intensivo – 15 vagas

Figurino Para Audiovisual – 15 vagas

Iniciação à Pintura – 10 vagas

Gravura – 10 vagas

Papel Artesanal – 10 vagas

Literatura de Autoria Paraibana – 20 vagas

‘O Direito Ao Grito: A Literatura de Autoria Feminina e a Construção de Identidades’ – 30 vagas

Escrita Criativa: Conto – 20 vagas

Resignificando o cotidiano: do jornal à literatura – 20 vagas

Contrabaixo Acústico – 03 vagas

Acordeon (pré-requisito: ter o instrumento acordeon) – 7 vagas

Violão Popular – 05 vagas

Flauta Doce – 10 vagas (de 7 a 14 anos, iniciante)

Iniciação Musical com Flauta – 12 vagas

Notícias relacionadas