CDL registra queda de 43% no numero de inadimplentes em 2005 - WSCOM

menu

Economia & Negócios

20/10/2005


CDL registra queda de 43%

O percentual de inadimplentes no comércio de João Pessoa registrou uma queda de 43% entres os meses de janeiro e setembro em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Lindemberg Vieira, essa redução teria apenas uma explicação: “os consumidores estão mais responsáveis e os comerciantes mais atentos”.

Outro dado comemorado pela CDL é o número de pessoas que tiraram seus nomes das listas de inadimplentes. Ele informa que o número de reabilitações este ano já chegou a 6.052, mais que o dobro do ano passado. “Aos poucos as pessoas estão aprendendo a se cuidar, não estão emprestando tanto seus nomes a terceiros, não estão sendo mais avalistas, esperamos que essa tendência se prolongue”, torce.

Segundo Lindemberg, 22,5% dos nomes que constam nos cadastros de inadimplência não são os responsáveis diretos pela dívida. Ele explica que essas pessoas ‘emprestaram’ seus nomes a outras para aquisição de empréstimos ou compras através de crediário e que acabaram não quitando seus débitos.

A CDL orienta aos comerciantes que façam um cadastro de todos os seus clientes e consultem os órgãos responsáveis, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) antes de qualquer venda a prazo.

Notícias relacionadas