CDL registra aumento de 6,5% nas devoluções de cheques no comércio de João Pesso - WSCOM

menu

Economia & Negócios

24/08/2005


CDL registra aumento de 6,5%

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Lindembergh Vieira, informou ao Portal WSCOM Online que a projeção de cheques devolvidos em julho de 2005 atinge a marca de aproximadamente 6,5%. Ele orienta os lojistas a consultar o SPC no momento do recebimento, para evitar prejuízos no comércio.

“Essa é uma questão ate cultural. Muitas vezes o cheque especial é recebido porque, há algum tempo, eles eram garantidos pelos bancos, até R$ 100 por folha, hoje não existe mais isso. O que eu aconselho a todo comerciante, é que faça uma consulta ao SPC”, disse.

Ele informou que a CDL oferece aos associados informações sobre cheques, cursos e advogados para orientação sobre como proceder pra evitar prejuízos.

Comparando o mês de julho de 2005 em relação a julho de 2004, houve uma redução de cheques emitidos na ordem de 13,13%. Porém, nessa mesma projeção, houve um aumento nas devoluções de cheques sem fundos, na ordem de 6,53%.

Para os usuários com cheques sem fundo, Lindembergh aconselha a procurar a empresa onde passaram os cheques e discutir o assunto. “As empresas podem colocar juros menores, evitando colocar o nome do usuário no SPC Brasil, o que o impediria de abrir linhas de crédito e contas em bancos, entre outros problemas”, disse.

Notícias relacionadas