CCA celebra 75 Anos com homenagem a Zé Américo - WSCOM

menu

Educação

13/04/2011


75 Anos com homenagem a Zé Américo

UFPB

Foto: autor desconhecido.

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) terá esta semana duas novidades: a inauguração do hospital veterinário e a entrega de um ônibus para as necessidades do campus. Segundo o chefe de gabinete da UFPB, professor Luiz de Sousa Júnior, as duas iniciativas serão promovidas pelo reitor da UFPB, Rômulo Polari, nesta quinta-feira (14), durante as comemorações aos 75 anos de fundação do CCA, que está instalado no município de Areia, no brejo paraibano.

 

As comemorações pelo Jubileu de Diamante do CCA começam na noite de terça-feira (12), com uma abertura solene feita no Auditório do Prédio Central. Às 20h, está prevista uma homenagem especial ao fundador da Escola de Agronomia do Nordeste, Ministro José Américo de Almeida com a palestra de Lourdinha Luna, secretária e amiga de José Américo. Também será aberta a Exposição Fotográfica: CCA em Foco através de exposição de livros, revistas e correlatos sobre o CCA.

 

A História de uma tradição

 

O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e Federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba

 

O CCA já abriu as portas do mercado de trabalho para 3.245 concluintes, dando a estes o conhecimento dos diferentes cursos, com um novo conceito de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, a instituição conta com 1.106 alunos de graduação, 213 professores, sendo 95% com título de doutor ou mestre e 210 funcionários. O curso de Agronomia está entre os 10 mais antigos do País e constitui o primeiro curso superior da UFPB que foi fundado em 1955.

Notícias relacionadas