Cartaxo vistoria obras da construção da Casa Mãe Bebê que vai acolher mães e seus filhos - WSCOM

menu

Política

20/02/2018


Cartaxo vistoria obras da construção da Casa Mãe Bebê que vai acolher mães e seus filhos

Poucas horas após anunciar um conjunto de ações para este ano na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, vistoriou as obras da Casa Mãe Bebê, o lar de acolhida que está sendo construído para as mulheres que tiveram seus filhos no Instituto Cândida Vargas (ICV), mas que precisam continuar internados por terem nascido com alguma patologia. Com as obras em estágio avançado, a previsão é de que elas sejam concluídas em abril. Com a inauguração, o ICV, que já realiza uma média de 600 partos por mês, ganhará mais 16 leitos para atender a mais mulheres.

A Casa Mãe Bebê está sendo construída em frente ao Instituto Cândida Vargas, para oferecer às mães o mesmo cuidado dado aos bebês internados sem que também tenham que ficar internadas. Cerca de 20% dos partos exigem que as mães passem mais tempo no ICV aguardando a recuperação dos seus filhos. Migrando para estes espaços, elas receberão acompanhamento social, psicológico e de médicos e enfermeiros. Além disso, também participarão de atividades interdisciplinares junto a outras secretarias que darão apoio, como a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e de Trabalho, Produção e Renda, por meio do Banco Cidadão, entre outras.

“Com a Casa Mãe Bebê estaremos oferecendo um atendimento mais humanizado para estas mulheres que precisam aguardar a recuperação de seus bebês. Elas agora deixarão o ambiente hospitalar e irão para uma casa preparada para recebê-las, sendo acompanhadas por profissionais especializados. Ofertaremos mais conforto, comodidade, tranquilidade e bem-estar às mães para que elas possam acompanhar o dia a dia da recuperação dos seus filhos, mas sem a necessidade de ficarem no Instituto Cândida Vargas, desafogando os leitos da nossa maternidade”, disse o prefeito.

A casa terá uma área de 321,65 m², com capacidade para receber 20 mulheres e contará com uma estrutura composta por sala de estar, refeitório, cozinha, cinco dormitórios, cinco banheiros, despensa, área de serviço e área administrativa. Luciano Cartaxo vistoriou as obras ao lado do diretor do ICV, Juarez Alves, que destacou a importância da Casa Mãe Bebê para melhorar ainda mais a prestação dos serviços oferecidos pela maternidade. “Esta casa vai representar um grande avanço no trabalho humanizado que nós já oferecemos na maternidade. Pelo menos 20% dos bebês que nascem aqui precisam continuar internados, mas as mães agora poderão ir para um lar, aguardar esta recuperação e, ao mesmo tempo, o Instituto terá mais 16 leitos”, afirmou.

Mais investimentos – A Casa Mãe Bebê é parte de um conjunto de políticas públicas voltadas para o cuidado com as pessoas desde a infância. Para isso, na semana passada foi inaugurado o Centro do Coração na Cândida Vargas.

A Prefeitura de João Pessoa já havia implantado o Hospital Infantil do Valentina, a UTI infantil da rede pública e multiplicado, por quase nove, o numero de bebês atendidos nos berçários e lactários das creches de João Pessoa. Dentre os investimentos da atual gestão, destacam-se também as 120 doulas que contribuem para o parto humanizado e a distribuição de 2.500 enxovais para mães carentes.

Notícias relacionadas