Cartaxo participa de ação de distribuição e plantio árvores na Lagoa - WSCOM

menu

Paraíba

21/09/2017


Luciano Cartaxo planta árvores na Lagoa

NESTA QUINTA

Foto: autor desconhecido.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, realizou, na manhã desta quinta-feira (21), o plantio do 145º Ipê no Parque da Lagoa em comemoração ao Dia da Árvore. Além disso, mais de 600 mudas de árvores nativas, entre elas o pau-brasil e ipê roxo e amarelo, foram distribuídas à população em semáforos da Avenida Epitácio Pessoa e na Tenda Verde, montada na Lagoa. Desde 2013, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já distribuiu e plantou mais de 200 mil mudas, contribuindo para tornar a cidade cada vez mais arborizada e os espaços públicos mais verdes.

A iniciativa da distribuição das mudas é parte de uma parceria com a Rede Paraíba de Televisão que, em comemoração aos seus 30 anos, participou da distribuição e plantio das mudas. O ipê roxo plantado nesta quinta-feira foi o de número 30 mil, concluindo a meta estabelecida pela afiliada da Rede Globo. Além de Luciano Cartaxo, participaram do plantio, o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, Eduardo Carlos; o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcus Vinícius; e o secretário de Meio Ambiente (Semam) da PMJP, Abelardo Jurema Neto.

“Com esta parceria conseguimos levar mais mudas para diversas áreas da cidade, para escolas, praças, Orla e recuperação de áreas degradadas. E o Parque da Lagoa, o coração da cidade, uma área arborizada, viva, um local de cidadania, bem-estar e de preservação do meio ambiente, é onde estamos marcando a conclusão desse projeto plantando mais um ipê. Mas, além disso, continuaremos distribuindo mais mudas, levando mais verde ao longo do ano para todas as áreas da cidade, porque uma cidade mais arborizada tem um impacto muito positivo na qualidade de vida da população”, afirmou Luciano Cartaxo.

Segundo o prefeito, o engajamento e o interesse em receber mudas demonstra que a população da Capital abraça campanhas de meio ambiente. “O pessoense é muito receptivo a este tipo de campanha, pois em pouco mais de uma hora conseguimos fazer a doação das 600 mudas. A Prefeitura está fazendo a sua parte, distribuindo mudas produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas e contamos com a população não apenas para plantar estas mudas, mas também na compreensão da necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente”, afirmou.

Dia da Árvore – A ação da PMJP, coordenada pelas equipes da Semam, está inserida numa série de atividades que tem como foco a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável. As mudas foram distribuídas acompanhadas de um exemplar da Cartilha de Arborização, elaborada pelos técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep), da Semam. Além da distribuição de mudas, a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Semam, está promovendo a limpeza das praias e, nesta sexta-feira (22), a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) fará uma série de atividades na Avenida Visconde de Pelotas, com a ‘Jornada Mundial na cidade sem meu carro’.

Abelardo Jurema Neto destacou que as ações no Dia da Árvore estão inseridas no Programa Carbono Zero. O programa, lançado pela Semam, contém o planejamento das principais ações ambientais para a cidade e tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas em João Pessoa.

As ações têm caráter prático, como as atividades de recuperação ambiental das nascentes de rios e áreas degradadas e plantio e distribuição de mudas de árvores nativas. “Estamos trabalhando em quase todos os eventos públicos com a distribuição de mudas e orientações sobre o plantio junto à população e tornando a cidade ainda mais atrativa, verde e pulsante para o pessoense e o turista”, disse.

Notícias relacionadas