Cartaxo destaca experiência do modelo de gestão de JP no III Fórum Iberoamericano de Prefeitos - WSCOM

menu

Paraíba

21/03/2018


Cartaxo destaca experiência do modelo de gestão de JP no III Fórum Iberoamericano de Prefeitos

No diálogo com outros gestores, o prefeito Luciano Cartaxo destacou programas de geração de emprego e renda, como o Banco Cidadão, a maior rede de creches da Paraíba, as escolas em tempo integral, o programa de habitação, com quase 7 mil casa e a urbanização de áreas vulneráveis, a exemplo do São José, Timbó e Saturnino de Brito, entre outros

Foto: autor desconhecido.

O prefeito Luciano Cartaxo participou, na manhã desta quarta-feira (21), em Mendonça, na Argentina, durante o III Fórum Iberoamericano de Prefeitos, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de três painéis de debates que considerou importantes para a Capital paraibana na troca de experiências com gestões da América Latina e do Caribe. Os painéis foram sobre Criatividade, Setor Privado e Dinamismo Econômico, Coordenação Metropolitana Multinível e Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Na ocasião, Cartaxo também destacou o modelo de gestão por resultados de João Pessoa com prefeitos de outros países.

Os debates trataram sobre desafios enfrentados pelas cidades, especialmente aqueles municípios em franco desenvolvimento: desigualdade, geração de empregos, saúde pública, mudança climática, desenvolvimento inclusivo e o fenômeno da urbanização não planejada. A realidade apresentada por técnicos de diversos países, inclusive de regiões desenvolvidas, convidados pelo BID para evento, é que os desafios são enormes e que só gestões ousadas e com comprometimento social e humano podem traçar objetivos e cumprir metas.

No diálogo com outros gestores, o prefeito Luciano Cartaxo destacou programas de geração de emprego e renda, como o Banco Cidadão, a maior rede de creches da Paraíba, as escolas em tempo integral, o programa de habitação, com quase 7 mil casa e a urbanização de áreas vulneráveis, a exemplo do São José, Timbó e Saturnino de Brito, entre outros.

Em relação ao envolvimento do setor privado para a promoção do dinamismo econômico, Cartaxo citou a iniciativa da sua gestão na concessão de incentivos fiscais para empresas de tecnologia e informática e a criação do Polo Digital, que tem resultado numa intensa movimentação do setor na Capital, inclusive com a implantação de grandes empresas na Capital. “Estamos ofertando um ambiente favorável à atração de novos negócios, sem burocracia e aumento de impostos”, disse o gestor, premiado como prefeito empreendedor.

Diálogo internacional – Para o prefeito Luciano Cartaxo, o importante é que João Pessoa está dialogando com cidades dentro de um panorama internacional, acompanhando, e sendo protagonista, no debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, com foco nas pessoas e na qualidade de vida, além da preservação de áreas de patrimônio histórico.

“Nosso compromisso sempre foi desenvolver uma gestão para preparar João Pessoa para 1 milhão de habitantes, com qualidade de vida. E temos a convicção de que estamos no rumo certo”, destacou o prefeito. Além de dirigentes e técnicos do BID, o III Fórum Iberoamericano de Prefeitos contou com a presença de ministros da Argentina e da Espanha e 82 gestores municipais, além de representações de diversos municípios da América Latina e do Caribe.