Caravana do Projeto Justiça Cidadã se instala e inicia atendimento em Araçagi - WSCOM

menu

Paraíba

01/08/2005


Caravana do Projeto Justiça Cidadã

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Júlio Aurélio Coutinho, instalou, na manhã desta segunda-feira, 1, mais uma etapa doProjeto Justiça Cidadã. Desta vez o município contemplado foi Araçagi, na Comarca de Guarabira, região do brejo paraibano. O desembargador destacou a importância do projeto naquela comunidade, principalmente, porque já existe uma proposta em tramitação no Tribunal, elevando aquela unidade judicial para a categoria de Comarca, conquista que deverá ampliar as ações da Justiça na região.

A Caravana da Cidadania ficará instalada na Praça Martina Maroja, no centro da cidade e estará à disposição da população durante toda a semana, prestando atendimento jurisdicional em questões de menor complexidade, a exemplo de ações que envolvem separação judicial, investigação de paternidade e cobranças, entre outras. Na oportunidade as pessoas recebem ainda assistência para registros de títulos eleitorais e emissão de cédulas de identidade, dentro da parceria que a Justiça vem mantendo com a Justiça Eleitoral e Secretaria da Cidadania e Justiça. A Defensoria Pública também presta atendimento às pessoas nos encaminhamentos para a formação dos processos.

O prefeito municipal José Alexandrino Primo participou do evento e destacou a iniciativa do desembargador Júlio Aurélio, observando que esse projeto tem um valor social muito grande, quando insere em suas finalidades a aproximação da população carente aos benefícios da Justiça. José Primo agradeceu o apoio do magistrado no encaminhamento que deverá resultar na criação da Comarca de Araçagi, um pleito antigo, mas junto, segundo o prefeito. Para isso, lembrou ele, o município está tomando as providências para fazer funcionar todos os equipamentos necessários ao funcionamento da Comarca e a principal será a construção do fórum da cidade, que já está com as obras adiantadas. ”Não medimos a importância que representa a presença da Justiça em nosso município, com a instalação da Caravana da Cidadania, que em todos os municípios que passa vai deixando serviços prestados em defesa da cidadania”, avaliou o prefeito, reiterando a união das forças representativas do município para defender a elevação de Araçagi à condição de comarca.

Ainda em Araçagi o presidente do TJ visitou as obras de construção do fórum da cidade, que vem sendo edificada pela prefeitura e participou da instalação do Conselho Tutelar da Criança, retornando à Capital no início da tarde.

À solenidade compareceram, além de outras autoridades, o juiz titular da Comarca de Guarabira, Eduardo Souto Cantalice, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças Irineu, acompanhada de vários vereadores e o secretário geral do Tribunal de Justiça, Robson Cananéa, entre outros servidores e assessores do Poder Judiciário.

A Caravana da Cidadania esteve até a sexta-feira passada no município de Monteiro, encerrando as atividades naquela Comarca com a realização de mais de 300 atendimentos, entre os 65 casamentos realizados, 83 audiências e 79 sentenças. Nos cinco meses de atividades no Estado, o Justiça Cidadã já atendeu a mais de seis mil pessoas.

Notícias relacionadas