Campanha de travessia na faixa será lançada nesta segunda-feira - WSCOM

menu

Paraíba

20/08/2005


Campanha de travessia na faixa

A busca por uma melhor qualidade de vida passa também pela humanização do trânsito. Nos últimos anos, milhares de pessoas têm sido vítimas de problemas no trânsito de João Pessoa. Nessa luta desigual, o pedestre sempre sai perdendo e isso, conforme estudos, ocorre por dois motivos: desrespeito do motorista, que não pára antes da faixa, ou falta de atenção do pedestre ao atravessar a rua.

Para mudar essa realidade, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), lança às 8h desta segunda-feira (22) a campanha de esclarecimento à população sobre a importância do respeito à faixa de pedestre. O anúncio será feito à imprensa e órgãos ligados ao trânsito no auditório do Hotel Igatu, na avenida Cabo Branco, no bairro do mesmo nome. O prefeito vai pedir o engajamento da sociedade para tornar o trânsito mais seguro e humano, reduzindo o número de mortes e atropelamentos nas ruas da cidade.

A campanha, idealizada pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), será feita com intensidade até o final do ano nas rádios, jornais e televisões. Voluntários estarão nas ruas (sinais e faixas de pedestre) distribuindo panfletos para conscientizar a população. Um cronograma especial está sendo montado para as comunidades mais carentes. Os educadores de trânsito irão orientá-los sobre a travessia na faixa de pedestre, com palestras e apresentações teatrais.

Humanização – A cultura popular ajudando a desenvolver a cultura no trânsito. Com esse pensamento, a direção da STTrans decidiu apostar na cultura de raiz para desencadear essa campanha nos principais pontos da cidade. Durante um mês, a população será surpreendida nos semáforos e nas faixas com intervenções de grupos de folguedo popular.

Tribos indígenas, lapinha, quadrilhas juninas, bumba-meu-boi, nau catarineta e cavalo marinho estarão nas ruas mostrando aos pedestres e aos motoristas a importância de se obedecer a faixa, para reduzir o número de atropelamentos na cidade. Com suas roupas coloridas, os folguedos populares vão mudar o visual da cidade ajudando também a educar a população.

Ações – Para desencadear a campanha, a STTrans determinou ações como a pintura de faixas nas principais vias da cidade para dar mais visibilidade tanto aos pedestres quanto aos motoristas. Todas as intervenções em travessias de pedestre serão acompanhadas pelos agentes de trânsito, que irão auxiliar os grupos envolvidos na campanha.

Notícias relacionadas