Campanha contra o câncer de mama em CG terá consultas e mamografias gratuitas - WSCOM

menu

Saúde

27/09/2017


Hospital de CG terá mamografias grátis

MUTIRÃO ROSA

Foto: autor desconhecido.

Uma campanha que pode detectar e tratar o câncer de mama em mulheres de baixa renda será iniciada em outubro. O Mutirão Rosa, realizado pela Associação Mulheres de Peito, será no sábado (7 de outubro), no Hospital da FAP, em Campina Grande. A campanha assistencia gratuitamente mulheres acima de 40 anos com consultas e mamografias. As interessadas devem procurar a sede da Associação, localizada na FAP.

Durante o dia de consultas, algumas mastologistas farão os atendimentos, além da vice-presidente da Associação, Maria do Carmo da Costa. Durante a primeira campanha deste ano, 380 mamografias foram doadas num mutirão realizado em março, comemorando o mês da mulher, no Hospital da FAP. O resultado foi o registro de 16 mulheres diagnosticadas com o câncer e encaminhadas para tratamento.

A associação surgiu há um ano e meio e tem por objetivo doar consultas e exames de mamografia para mulheres da baixa renda. Um produto símbolo da luta contra esse tipo de doença, uma boneca de pano de cabelos cor de rosa, está sendo vendida ao custo de R$ 15. O brinquedo é confeccionado por apenadas do Presídio Regional do Serrotão e vendido para arrecadar dinheiro para tratar o câncer de outras mulheres carentes.

As apenadas recebem dinheiro e benefício pelo trabalho desenvolvido de dentro do presídio. Com as vendas, a associação pode promover campanhas como a das consultas e mamografias gratuitas na FAP. Segundo a vice-presidente da Associação, as ações são concentradas neste mês por causa do “outubro rosa”, que está sendo trabalho no Brasil.

“Nós temos a consciência do quanto a Paraíba apresenta um quadro de risco para essas mulheres. Por isso, as médicas e o Hospital estão engajados nesta campanha”, disse. A incidência de novos casos na Paraíba para este ano é de aproximadamente 890 mulheres diagnosticadas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O Estado encontra-se em terceiro lugar na região nordeste em diagnósticos de casos de câncer de mama.

Serviço
Evento: Mutirão Rosa
Data: Sábado (7) de outubro
Hora: a partir das 8h
Local: Hospital da FAP – Rua Dr. Francisco Pinto Oliveira, Bodocongó, C. Grande-PB
Doações: “Mulheres de peito” – Banco do Brasil: Ag.: 0063-9 / Cc.: 41931-1

Notícias relacionadas