'Caminhoneiros não podem pagar a conta dos sucessivos aumentos nos combustíveis', diz Lira - WSCOM

menu

Política

28/05/2018


‘Caminhoneiros não podem pagar a conta dos sucessivos aumentos nos combustíveis’, diz Lira

Foto: autor desconhecido.

Em pronunciamento no Senado, o senador Raimundo Lira (PSD) disse ser urgente a solução para o problema da greve dos caminhoneiros. No seu discurso, Lira ressaltou a importância dos caminhoneiros para o país e como observa os recentes aumentos de combustíveis concedidos pelo governo.

Ele lembrou que uma das maiores aspirações da população brasileira é exatamente ter a autonomia na produção de petróleo, autonomia essa conseguida há vários anos e com grande esforço. “Portanto, essa forma matemática de formar o preço no varejo é uma decisão que ninguém entende e que só faz punir a população brasileira”.

Ele questionou sobre a justificativa para, só este ano, já terem sido concedidos 111 reajustes nos preços dos combustíveis. “Isso leva a um estresse e a uma incompreensão da população, de uma forma absolutamente inaceitável. Será possível que a função do atual presidente da Petrobrás de recuperar suas finanças e reduzir seu nível de endividamento exigirá que os caminhoneiros paguem uma conta tão elevada desse jeito?”, perguntou.

Noutro trecho, o Senador lembrou que a solução para a crise dos combustíveis é absolutamente emergencial. “Os caminhoneiros já são vitimas de estradas que não são construídas nem mantidas, já são vitimas da insegurança: quando um caminhoneiro sai atravessando as estradas brasileiras, a esposa e seus filhos não tem a certeza de que ele vai voltar. E agora, mais essa punição, que é esse preço definido diariamente em função dos preços internacionais. Portanto, essa questão é emergencial, o país não pode aceitar uma formação de preço tão exótica quanto essa que a Petrobras está fazendo”, afirmou o senador.

Veja o depoimento acessando o link: https://youtu.be/85Em1dUpfUk