Caminhada da Paz pretende mobilizar 10 mil pessoas em Monteiro - WSCOM

menu

Paraíba

02/08/2005


Caminhada da Paz pretende mobilizar

No primeiro domingo de agosto, Dia Municipal da Paz em Monteiro, será realizada uma grande Caminhada pela Paz na cidade do Cariri paraibano. A concentração começa às 16h, em frente à casa do forrozeiro Flávio José, padrinho do evento. Ao final do percurso, por volta das 18h, haverá o Show Pela Paz, com participações de Santana, Flávio José, Márcia Porto, Djinha de Monteiro, Gente Boa, Eliane Chagas e Grupo Acorde, em um palco montado na Praça João Pessoa. A expectativa é de 10 mil pessoas.

Além de celebrar o dia dedicado à paz no município, o megaevento comemorará a inauguração da Casa da Paz, no sábado anterior à caminhada. Em Monteiro, a instituição representa o Movimento Internacional pela Paz e Não-Violência (Movpaz), que tem a finalidade de inserir uma cultura de paz na sociedade. Para tanto, desenvolve 21 atividades que se realizam por meio de ações como: semana de cultura de paz nas escolas, com discussão do tema por meio de estudos transversais e um concurso de textos sobre o assunto; atos de paz durante todo o ano; campanhas de desarmamento; e implantação de caminhadas pela paz.

Entre os dias 1o e 7 deste mês, o Movpaz estará realizando atividades nas escolas públicas e particulares do município. De acordo com o movimento, estatísticas apontam que as escolas brasileiras não possuem livros sobre a paz e as ações dos pacifistas. Enquanto as crianças são obrigadas a estudar sobre guerras, heróis e mortes, nomes como os de Jesus, Buda, Ghandi, Madre Tereza de Calcutá, Dom Hélder Câmara, Chico Xavier, Irmã Dulce e São Francisco de Assis, entre outros, não são referência nas salas de aula. O Movpaz, portanto, trabalha para neutralizar as nascentes da violência nas escolas.

“É o terceiro ano que Monteiro festeja o Dia da Paz, mas é a primeira caminhada que realizamos. Temos certeza de que essa ação dará bons frutos”, diz Eliverson Oliveira, um dos responsáveis pelo evento. A comissão organizadora é formada por representantes da Igreja Católica, da Casa Espírita Seareiros do Bem, da Maçonaria e do Sindicato dos Servidores Municipais. Serão vendidas camisetas, bonés e adesivos alusivos ao evento, na Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Monteiro e na Casa da Paz (antiga sede da Seareiros do Bem, na rua Poeta Jansen Filho).

A Caminhada da Paz tem apoio da Prefeitura Municipal de Monteiro, Sebrae, Banco do Brasil, Câmara de Vereadores e comércio local.

Notícias relacionadas