Cajazeiras comemora 122 anos de emancipação política nesta segunda-feira - WSCOM

menu

Paraíba

22/08/2005


Cajazeiras comemora 122 anos de

A cidade de Cajazeiras comemora nesta segunda-feira 122 anos de emancipação nesta segunda-feira.Segundo dados do IBGE, a cidade conta com uma população urbana de 41.958 habitantes e 12.752 rurais, totalizando 54.710, tendo uma taxa de crescimento populacional de 1,57% ao ano.

Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal aprovou um projeto de Lei que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

Cajazeiras é conhecida como “A Cidade que ensinou a Paraíba a ler”, em razão da tradição de abrigar estabelecimentos educacionais de renome em todo o Nordeste e receber estudantes de todas a partes.

É considerada cidade pólo, comandando o desenvolvimento progressista na região do Sertão paraibano. Com grandes potencialidades, o município abrange um mercado consumidor de aproximadamente 160 mil habitantes, sendo o elo entre os grandes centros urbanos do Nordeste e Sul do País. Cajazeiras é considerada a 6ª maior cidade do Estado, apresentando nas últimas décadas um extraordinário crescimento econômico.

Origem e história – A cidade de Cajazeiras teve sua origem em um lugar denominado de Fazenda Cajazeiras, por possuir frondosas e numerosas cajazeiras. Essa área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.

Luiz Gomes fez a doação do sítio à sua filha Ana de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformou a áraea em uma grande fazenda de gado. Do casamento de Ana e Vital, entre os seus filhos, nasceu no dia 22 de agosto de 1800, Inácio de Souza Rolim.

Raízes na cultura – O município tem forte identificação com a cultura, por isso também recebe o titulo de “Terra da Cultura”. Podemos destacar dentre os mais famosos atores e atrizes cajazeirenses, Marcélia Cartaxo – A Hora da Estrela, onde ganhou o Prêmio Urso de Prata; Sóia Lira – Central do Brasil; Sávio Rolim – protagonista do filme Menino do Engenho, dentre outros.

Notícias relacionadas