Bush: Estratégia dos EUA levará à paz duradoura no Iraque - WSCOM

menu

Internacional

20/03/2006


Bush: Estratégia dos EUA levará

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez uma avaliação positiva sobre a situação no Iraque no terceiro aniversário da invasão do país. Bush disse neste domingo que a política americana levará à vitória no Iraque e lançará as bases para assegurar a paz para as futuras gerações.

O presidente americano afirmou ainda que se sente encorajado por informações vindas de Bagdá sobre progressos na formação de um governo de unidade nacional, mas pediu aos políticos iraquianos que se esforcem mais nessa direção.

As declarações do líder americano divergem das do ex-premiê interino do Iraque, Iyad Allawi, que disse que o país já vive uma guerra civil.

Bush não fez referência ao comentário de Allawi, que disse em entrevista à BBC que não há outra maneira de descrever a violência sectária que toma conta do Iraque atualmente.

“Se isso não é guerra civil, só Deus sabe o que é uma guerra civil”, disse o ex-premiê.

O correspondente da BBC, Jonathan Beale, disse que é essencial para o presidente Bush que a situação no Iraque melhore para reverter a queda de sua popularidade nos Estados Unidos.

As últimas pesquisas de opinião mostram que o índice de aprovação do presidente está abaixo de 30%, de acordo com Beale.

Notícias relacionadas