Brasil é surpreendido pelos EUA e fica com o vice da Copa América - WSCOM

menu

Mais Esporte

07/08/2005


Brasil é surpreendido pelos EUA

A seleção brasileira masculina de vôlei perdeu a decisão da Copa América para os Estados Unidos por 3 sets a 2 (27-25, 26-24, 25-21, 25-20 e 15-11) neste domingo e amargou o vice-campeonato do torneio, disputado na cidade gaúcha de São Leopoldo.

Os americanos, que chegaram à final após bater a Argentina ontem numa partida de mais de duas horas de duração, enfrentaram os brasileiros de igual para igual.

Com um jogo mais frio e organizado, a equipe americana entrou em quadra sem medo, enquanto os comandados do técnico Bernardinho – atuais campeões mundiais, da Liga Mundial e Olímpicos – pareciam sentir o peso do favoritismo.

O Brasil errou muito na partida, tanto na defesa como no ataque, o que deu moral para os americanos. Um exemplo foi o saque: só no segundo set, foram pelo menos oito pontos por erros neste fundamento.

A seleção até tentou reagir após estar perdendo por 2 a 0, igualando a partida e levando a decisão do título para o tie-break.

Mas no set decisivo os americanos voltaram a mandar na partida, enquanto os brasileiros pareciam voltar ao pânico do início, perdendo vários pontos novamente com erros imperdoáveis de saques.

A seleção brasileira chegou à final da Copa América invicta e exibindo um currículo de 16 decisões e 13 títulos conquistados durante a “era Bernardinho”, iniciada em 2001.

A última surpreendente derrota do Brasil foi nos Jogos Pan-americanos de 2003, quando o país foi superado pela Venezuela nas semifinais e acabou ficando apenas com a medalha de bronze. Além disso, foi o fim de uma sequência de 22 jogos – dois anos – de invencibilidade jogando em casa.

Notícias relacionadas