BNDES realiza palestra para empresários paraibanos - WSCOM

menu

Paraíba

01/04/2011


BNDES realiza palestra para empresários

Paraíba

Foto: autor desconhecido.

Abertas as inscrições para a palestra ‘BNDES e Inovação – Crédito e competitividade para sua empresa’, que acontecerá no dia 6 de abril, às 19h, no auditório do SESI, em João Pessoa. Os interessados deverão acessar o site www.bndes.gov.br e confirmar a sua participação.

Voltado para as empresas que planejam investir em inovação e no desenvolvimento ou melhoria de seus produtos e processos, a palestra que conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). Na oportunidade, os participantes também terão a oportunidade de conhecer as linhas de financiamento do BNDES à inovação, e esclarecer dúvidas com a equipe técnica que estará no local.

Haverá ainda orientação sobre como encaminhar o pedido de apoio financeiro e qual a opção mais adequada para cada necessidade de investimento.

Na ocasião, serão apresentados os principais instrumentos do BNDES para o apoio à inovação. Em conformidade com os Programas e Políticas Públicas do Governo Federal, o BNDES estendeu seu apoio à inovação a todos os setores da economia, incluindo aqueles que costumam ser vistos como tradicionais e menos inovadores, através das três linhas de apoio à inovação: Inovação Tecnológica, Capital Inovador e Inovação Produção, além de programas específicos.

Para o segmento das micro, pequenas e médias empresas, o BNDES dispõe de duas formas de apoio à inovação: o Fundo Criatec, cujo foco são empresas nascentes inovadoras que necessitem de aporte de capital e de gestão, e o Cartão BNDES, que contempla a contratação de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D & I) relacionados à pesquisa aplicada para o desenvolvimento de produtos e processos contratados junto a fornecedores credenciados.

Além do apoio via crédito e participação acionária, o BNDES ainda disponibiliza anualmente parte dos recursos provenientes de seu lucro para formar o BNDES Funtec, que destina recursos não reembolsáveis para projetos que objetivam estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país. O Funtec destina recursos para projetos apresentados por instituições tecnológicas e de apoio, que contem com a participação de empresas intervenientes que exerçam atividade econômica diretamente ligada ao projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

 

Notícias relacionadas