Blog de WS faz apanhado e aponta a tendência eleitoral em todo Nordeste - WSCOM

menu

Política

24/02/2018


Blog de WS faz apanhado e aponta a tendência eleitoral em todo Nordeste

No Nordeste, 4 pré-candidatos do PT, 3 do PSB e 1 do PC do B têm chances de se elegerem nos Governos

Foto: autor desconhecido.

O jornalista e analista político Walter Santos, Publisher da Revista NORDESTE, comenta neste sábado sobre a sucessão eleitoral em todo o Nordeste. Em análise detalhada, ele comenta as tendências e os nomes dispostos para o eleitorado da região.

Confira:

Nordeste reagirá ao Retrocesso e elegerá maioria de governadores Progressistas derrotando aliados de Temer

Enquanto o Sudeste e Sul do País convivem com Governos conservadores em apoio ao Governo Temer, o Brasil se prepara para conviver, segundo as últimas Pesquisas de Opinião Pública, com a reeleição ou eleição de governadores Progressistas, à Esquerda, no Nordeste próximos e defendendo o saldo dos Governos Dilma e Lula.

Esta é a realidade projetada para o conjunto do que representam os aliados de Temer nos 9 estados nordestinos, onde pontificam nomes conhecidos como de José Sarney, ACM Neto, Mendonça Filho, Cássio Cunha Lima, Tarso Jereissati, João Agripino Filho, Mão Santa e João Alves Filho.

Antes de qualquer juízo de valor, se faz preciso admitir que o Nordestino tem senso crítico muito apurado e já não vota como boiada, e sim dentro de critérios de avaliação por quem mais tem contribuído por sua realidade.

Isto é o que faz Lula imbatível no Nordeste.

PARA ENTENDER MELHOR

O conjunto dos líderes do PSDB, MDB, etc nos Estados convive com uma realidade onde, mesmo estando na representação de Poder Federal depois da ascensão de Temer, nem por isso consegue conter a liderança de seus adversários com estilo e postura Progressista.

A dados de hoje, conforme pesquisas, os candidatos de Esquerda devem se eleger ou se reeleger no Nordeste.

CASO A CASO

Na Bahia, o governador Rui Costa mantém vantagem expressiva sobre o prefeito de Salvador, ACM Neto, que mesmo tendo gestão aprovada na Capital perde para o atual chefe do executivo.

Este dado lhe faz admitir ficar na Prefeitura.

PIAUÍ DE ALTA ESTIMA

No Piauí, a última pesquisa do jornal Meio Norte aponta que o Governador Wellington Dias tem a dados de hoje 77.8% das intenções de voto dos piauienses. Ele é candidato à reeleição com forte chance. Fez elevar em muito a auto estima dos piauienses.

DERROTANDO OS SARNEY

No Maranhão, todas as análises apontam para a reeleição do governador Flavio Dino, do PC do B. Ele é um ex-juiz federal que deixou a Magistratura para ser deputado federal e uma referência de qualidade na política.

Seu enfrentamento no Maranhão é tamanho que deve derrotar alguém da família Sarney – a ex-governadora Roseane e dizem até o próprio ex-presidente da República, patrono da Família.

CEARÁ DE REVELAÇÃO

Na terra de Iracema e do Mucuripe, o governador Camilo Santana, sucessor dos irmãos Gomes  (Ciro e Cid) é uma grata revelação do Partido dos Trabalhadores.

Ágil, capaz e pretensioso tem enfrentado todos os problemas, em especial as Segurança com capacidade e, economicamente, faz do Ceará um Estado crescendo mais que Pernambuco.

Afora os amuos dos Gomes por ele dialogar com setores da Oposição, Camilo tem todas as chances de se reeleger por mérito. No Ceará, Tasso Jereissati já não é maior referência.

O CASO RIO GRANDE DO NORTE

A realidade potiguar aponta para um crescimento gradativo do PT com chances de ganhar o Governo com a candidatura da senadora Fátima Bezerra – ela está em primeiro lugar em todas as pesquisas.

É que o governador Robinson Farias enfrenta forte desgaste pela crise econômica do Governo sondado às greves e problemas de violência gerados pelos presídios e outras lideranças, como Garibaldi Alves, José Agripino Filho, etc estão atolados em escândalos.

Há ainda a possibilidade do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ser candidato.

A dados de hoje daria Fátima Bezerra.

PARAÍBA ESPECIAL

De acordo com pesquisas, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, hoje no PSD e ex-PT, teria vantagem sobre adversários como o senador José Maranhão e o candidato do Governo, João Azevedo.

Ocorre que a candidatura de Maranhão enfraquece Luciano mesmo tendo apoio do senador Cassio, onde o emedebista aposta na possibilidade de ir ao segundo turno.

Por conta deste cenário, já se fala na hipótese do prefeito da Capital não sair candidato.

Como pré-candidato do Governo, melhor dizendo do governador Ricardo Coutinho, está o secretário João Azevedo com crescimento nas pesquisas, sobretudo no Interior. Ricardo é um dos mais consistentes adversários de Temer.

 Leve-se em conta que RC tem acima de 72% de aprovação nos 223 municípios e isto cacifa seu candidato, que passa a ter chances.

PERNAMBUCO INUSITADO

Até um ano e meio atrás, a projeção era de derrota do governador Paulo Câmara diante da União das Oposições de Pernambuco em torno do senador Armando Monteiro.

Ultimamente, o quadro começou a se modificar reinserindo o governador com chances de eleição pelo saldo de governo e por possível aliança com PT, Lula em aliança envolvendo Jarbas Vasconcelos.

Paulo Câmara resiste e pode se reeleger pela reação popular à União dos aliados de Temer.

ALAGOAS DO NOVO RENAN

Por mais que a Oposição liderada pelo prefeito Guilherme Palmeira e o ex-governador Teo Filho joguem pesado contra o governador Renan Filho, este tem se revelado uma liderança emergente no Estado e no Nordeste.

Seu governo é acima da média e tem construído resultados capazes a lhe levar à reeleição.

SERGIPE DE ENFRENTAMENTO

A disputa pode apresentar surpresas, mas a disputa de hoje está entre o Socialista, senador Valadares, e o outro senador Edilson Amorim.

Esta é a maior disputa diante do espólio do ex-governador Marcelo Déda sem sucessor e do ex-governador, João Alves, Filho, do DEM, enfrentado em muitos problemas.

O Governo de Jackson Barreto, do MDB, enfrenta muitos problemas financeiros e de elevada violência.’