Blog de WS explica porque "Raparigas de Chico" reproduz saudosismo ideológico - WSCOM

menu

Paraíba

11/02/2018


WS explica analisa"Raparigas de Chico"

LEIA A ANÁLISE

Foto: autor desconhecido.

O jornalista Walter Santos analisa, neste sábado (11), a passagem do Bloco "Raparigas de Chico" pelo Centro de João Pessoa. Segundo o blogueiro, o bloco representa resistência política.

Leia:

'“Raparigas de Chico” expressa tom politico diante de Multidão

 Muita gente bonita de várias gerações, mas predominando o saudosismo ideológico em torno das canções famosas de Chico Buarque caracterizou no Sábado de Carnaval a concentração do Bloco mais ideológico de João Pessoa, tanto que por várias vezes puxou “Fora Temer” e “Volta Lula”.

 Na versão 2018, sexto ano do Bloco criado por militantes e moradoras do Bancários com o Sebo Cultural, o bloco homenageou a fundadora Ana Costa diante de uma multidão, este ano contando com melhor e maior organização tendo Heriberto Coelho à frente e a direção artística do renomado publicitário Alberto Arcela.

 ARTISTAS SE REVEZANDO – O bloco levou ao palco diversos artistas reconhecidos da cidade, a partir de Mirandinha, Seu Pereira, Liss, Poliana , Bellar, Kennedy Costa, Tony Leon tendo a participação especial do grupo “Voz Ativa” regido pelo maestro Luiz Carlos – todos só interpretando músicas de Chico Buarque.

 No Bloco, ainda, as presenças de diversos músicos qualificados como Sérgio Galo, Helinho Medeiros, Potyzinho Lucena, Luiz Cachorrão, Teinha, Glauco, Azeitona.
VÁRIOS SÍMBOLOS EM TORNO DE CHICO – As gerações presentes ao Bloco confessam vários sentimentos em torno do reverenciamento ao compositor masculino brasileiro de maior sabedoria no trato dos dramas e quereres femininos.

 Muito além do culto também à beleza física do Poeta de olhos esverdeados, como fazem questão de expressar tantas mulheres, o bloco é a essência e simbiose de lembranças e conceitos políticos em fases de lutas passadas pela redemocratização do Brasil, mas tão presente no País.

 Tanto é verdade que o posicionamento político de artistas puxando “Fora Temer” somente de enquadra dentro da irreverência política do Bloco, cuja tez ideológica é visível das “Raparigas de Chico”.

 Tenho dito. '

Notícias relacionadas