Blog de WS diz que governador se impõe com estilo e firmeza além das picuinhas políticas - WSCOM

menu

Política

04/02/2019


Blog de WS diz que governador se impõe com estilo e firmeza além das picuinhas políticas

Jornalista e analista politico, Walter Santos

O jornalista e analista político Walter Santos comenta, nesta segunda-feira (4), sobre a primeira presença do governador João Azevedo na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Leia:

‘João Azevedo deflagra ano legislativo impondo estilo e projetos para 2019, além das picuinhas

Segunda-feira, 4, de indicativo especial sobre a vida pública do Estado da Paraíba diante de fato concreto programado para a Assembleia Legislativa onde, pela primeira vez, o governador João Azevedo se dirige aos paraibanos iniciando o ano legislativo expondo seus projetos e marca própria de construir o futuro.

Nem o governador nem o Governo abrem espaço para superdimensionar o desfecho na eleição da Mesa Diretora no segundo biênio, nem os deputados passam recebido de estimular confronto que, a princípio, só interessa à Oposição.

Na prática, prevalece o pragmatismo político de excelência onde o futuro precisa de convergência de interesses e o maior deles na ótica do Governo é a governabilidade, condição já admitida pela Base Aliada de forma consensual com aval e concordância do novo comando da ALPB.

FUTURO DE DESAFIOS

João Azevedo estréia no diálogo público com os Poderes exatamente no legislativo, onde a representação popular se faz soberana, expondo um conjunto de valores e projetos no Estado sem abrir mão da soberania nem de processos para expansão da inclusão social.

O governador começa a impor seu estilo próprio, mas sem receios nem vacilos diante de uma Oposição que passou toda a semana passada torcendo para o caos no Governo com o caso do Hospital de Traumas versus Cruz Vermelha, mas o saldo reproduziu a velha sabedoria do bairro da Torre, segundo a qual, “a montanha pariu um rato”.

PROJETOS E COERÊNCIA

Tão logo foi exibida a reportagem do Fantástico sem máculas contra o Governo, o próprio governador fez veicular nota explicativa mantendo
postura de indignação e repúdio contra a exploração indevida do caso.

Aliás, atento, Azevedo tem agido com rapidez e coerência na manutenção de princípios em favor do projeto girassol que se impôs também em 2018 com aval popular.

SÍNTESE

No frigir dos ovos, o governador age antenado com o saldo do que representa comprometido com novos processos de expansão governamental mas vacinado contra intrigas e cioso do papel de protagonista do projeto político ao qual foi ungido.

UMAS & OUTRAS

… A ação bombeira para construir novo estágio entre Executivo e Legislativo tem prosperado, apesar dos relutantes.

…Ato do presidente Adriano Galdino deve exonerar nesta segunda todos os cargos comissionados. Começou novo mandato.

…O secretário de Planejamento, Waldson Souza, foi acusado irresponsavelmente de ato ligado a mensalão que nunca existiu. E agora, reposta o erro até pelo Judiciário, quem vai pagar pelas acusações inaceitáveis?

…Anotem: o ministro do TCU, Vital do Rêgo Filho, foi o único registrado na sessão de posso dos senadores.

ÚLTIMA

“E agora, José…”