Blog de WS avalia forte divergência entre projeção dos institutos de Pesquisa - WSCOM

menu

Política

28/10/2018


Blog de WS avalia forte divergência entre projeção dos institutos de Pesquisa

Foto: autor desconhecido.

O novo texto do Blog de Walter Santos analisa neste domingo (28) a forte divergência dos números apresentados pelos institutos de pesquisa às vésperas da votação neste domingo.

Enquanto Ibope e Datafolha deram vitória à Jair  Bolsonaro, o VOX Populi apresentou empate técnico de 50% entre eles com tendência pró Haddad.

Confira na íntegra a analise:

VOX aponta curva pró Haddad enquanto Ibope e Datafolha dão Vitória de Bolsonaro

Os  últimos momentos da campanha presidencial no Brasil manteve o mesmo grau de intensa disputa até nos números das pesquisas de opinião pública produzida pelos principais institutos, a exemplo de Vox Populi, Ibope e Datafolha.

A Vox foi a única das empresas do ramo que apresentou rigoroso empate técnico entre Haddad e Bolsonaro na casa doa 50% com curva ascendente pró candidato petista.

IBOPE E DATAFOLHA DIVERGEM DA VOX

Já os dados levantados pelo Ibope apontam Vitória de Bolsonaro com 54% das intenções contra 46% em Haddad.

O Datafolha dá Bolsonaro com 55% enquanto Haddad aparece com 45%.

O CONFRONTO DOS INSTITUTOS

No final da apuração, vamos estar diante de uma realidade transparente apontando quem acertou ou errou levando em conta ainda a interferência dos números no eleitorado flutuante – pequena parcela que tende a votar em quem se apresenta com chances de vencer.

Ora, são três institutos respeitados mas que se confrontam com dados fundamentais para o futuro do Pais e a convergência deveria ter existido e não a divergência.

O Instituto VOX Populi agiu corajosamente e/ou com ímpeto ao revelar para o Brasil247 uma tendência visível nos vários estados de virada pro Haddad mesmo com a liderança de Bolsonaro.

SÍNTESE

A Democracia vai cobrar caro de quem exorbitou na apresentação dos resultados errados.