Blog de WS aponta novos desafios de Azevêdo diante do Governo Bolsonaro - WSCOM

menu

Política

30/10/2018


Blog de WS aponta novos desafios de Azevêdo diante do Governo Bolsonaro

Foto: autor desconhecido.

O novo texto do Blog de Walter Santos revela, nesta terça-feira (30), vários problemas que o governador eleito pelo PSB, João Azevêdo, vai ter que enfrentar diante da conjuntura econômica e do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Eis o texto:

Os novos desafios da Paraíba diante de cultura restritiva já imposta a partir do Governo Temer

Independentemente de torcida ou desejos, a Paraíba convive com uma realidade administrativo – financeira sob equilíbrio, mas não precisa ser expert em ciência política para entender o drama prévio em torno do governador eleito João Azevêdo levando em conta a realidade a partir de janeiro próximo frente ao Governo Bolsonaro.

São dois cenários distintos – o interno, estadual, com a possibilidade de explosão de demandas para atender os anseios do Executivo e dos demais Poderes – todos precisando ajustar suas contas para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

E a cena federal com suas  interrogações diante do novo presidente da República.

OS VALORES DE CADA PODER

São muitas as categorias, a partir da base central das cúpulas de Poderes, buscando aplicar sistematicamente seus direitos e na roda macro os duodécimos (partilha de cada Poder) tendo que enfrentar um problemão danado chamado contas da Previdência.

A Paraíba, como de sorte a grande maioria dos governos estaduais e municipais, convivem com este grave problema estourado a exigir solução pactuada com o Governo Federal.

Detalhe: ou senta à mesa para negociar um pacto ou tudo vai explodir.

OS DESAFIOS DE JOÃO

A rigor, o governador eleito já sabe do tamanho e dos problemas a enfrentar. Como principal executivo do Governo Ricardo, ele convive com a barra muito complicada porque desde o Governo Temer, de 2016 para cá, as restrições de repasse de verbas federais só aumentaram e com Bolsonaro não deve ser diferente.

Frente a este quadro, complexo e de restrições, João Azevêdo vai precisar de muito engenho para manter a máquina funcionando no mesmo nível e padrão de Ricardo, da mesma forma precisará criar com a Bancada Federal meios de atrair recursos como salvação de muitos projetos nos campos da segurança, saúde, educação, infraestrutura, ciência e tecnologia bem como às políticas sociais.

A GRANDE INTERROGAÇÃO

Ainda é uma incógnita a relação e o saldo dos entendimentos como o presidente Jair Bolsonaro sabendo ele que tudo passa pela mesma situação dos demais governadores do Nordeste.