Blog de Walter Santos destrincha realidade eleitoral de Cabedelo em 2016 - WSCOM

menu

Política

16/07/2016


Blog de WS destrincha pleito em Cabedelo

ELEIÇÕES 2016

Foto: autor desconhecido.

O jornalista e analista político, Walter Santos, analisa em sua nova postagem o cenário político da cidade de Cabedelo para as eleições municipais deste ano. A disputa, segundo o blogueiro, se afunila com cinco principais candidaturas na cidade: Eneida Regis, Leto, Fernando Sobrinho, Lucas Santino e Marcos Patrício.

Confira o texto do Blog do Walter Santos, na íntegra:

Cabedelo: a disputa afunila com 5 candidaturas

Quarta cidade de maior arrecadação no Estado, a deslumbrante cidade de Cabedelo convive há anos com administrações desastrosas mantendo nível de baixa resolutividade de seus problemas, nem tão grandes assim, logo, a merecer reparos conceituais e de Gestão.

A covardia e jogo alto do ex-prefeito Luceninha é o trato 3 x 4 de um Esquema continuado a fazer Cabedelo uma cidade refém do azar e das más gestões.

Por esses e outros valores, a disputa de 2016 para a escolha do novo(a) gestor(a) passa por cinco nomes:
Eneida Regis, Leto, Fernando Sobrinho, Lucas Santino e Marcos Patrício.

LEITURA EM CIMA DE FATOS

O eleitorado cabedelense vai decidir o voto até outubro diante de duas situações de conceito: ou opta pelos velhos esquemas tradicionais da cidade ou tem a oportunidade de escolher por caras e propostas novas.

Eneida, esposa do ex-prefeito Zé Regis, será candidata porque seu marido não pode. Na linguagem popular é Ficha Suja, mas quer mandar através de sua companheira.

Outra opção dentro do espectro conservador de antigos Esquemas está o atual prefeito Leto, que ascendeu ao Poder pela "renuncia" do ex-prefeito Luceninha, que até hoje a cidade não engoliu.

Leto é candidato da super-estrutura e aposta que com ela poderá reverter os altos índices de rejeição ao seu governo passando da casa dos 56%. Ele anda convencido de que na véspera resolverá a parada com os velhos hábitos do retrocesso.

A dados de hoje, há quem jure que os dois estão na disputa maior. Ambos, contudo, enfrentam problemas para explicar porque mexem com a Ética, o bom uso do dinheiro público, e estes aspectos vão ser trazidos para o debate.

OPÇÕES À VISTA

Restam as candidaturas de Fernando Sobrinho, Lucas Santino e Marcos Patrício. Mesmo sendo um candidato de perfil limpo, o terceiro (Patrício) não atrai a expectativa de maior crescimento porque seu discurso é ideológico, PSOL e sem estrutura.

Restam os dois vereadores. No caso do presidente da Câmara, Lucas Santino, dir-se-ia que por ter a máquina legislativa o dirigente poderia ter maior cacife, mas não conseguiu até hoje transferir o Poder em voto.

Não por eliminação, mas por habilidade conjuntural, a novidade da disputa está no vereador Fernando Sobrinho ao conseguir diversos apoios importantes de setores da cidade, bem como de lideranças no nível de Estela Bezerra, Ricardo Barbosa e Trócolli Junior, além de tudo, o mais importante deles – o governador Ricardo Coutinho, principal eleitor hoje em Cabedelo.

SÍNTESE

A disputa hoje está entre Eneida e Leto, mas o contencioso negativo em torno deles abre espaços para que Fernando Sobrinho esteja na disputa com chances de crescer, já que é desconhecido por 40% da cidade, podendo entrar na reta final em condições de vitória, se souber expor seu programa de Governo e a campanha tiver a capacidade de mostrar quem são seus adversários.

ÚLTIMA

"Cada um dá o que tem"
 

Notícias relacionadas