Blog de Walter Santos aborda abertura de Agenda NordesteBR e Angola - WSCOM

menu

Paraíba

12/06/2018


Blog de Walter Santos aborda abertura de Agenda NordesteBR e Angola

Foto: autor desconhecido.

O Blog de Walter Santos analisa nesta postagem o significado de diálogos entre Angola e o Nordeste brasileiro, a partir de João Pessoa e Recife , com perspectivas de negócios entre as partes.

Walter Santos aborda a presença do General Antonio dos Santos França recebendo a Medalha da cidade de João Pessoa.

Eis a íntegra do Blog, a seguir:

A “ponte” entre Nordeste/BR e Angola se estrutura podendo gerar novos negócios incluindo João Pessoa

Dois fatos registrados no decorrer da semana em João Pessoa e Recife em circunstâncias distintas sinalizam na direção de diálogos e possibilidades entre o Nordeste brasileiro e Angola – Pais africano em fase de reengenharia politica -, abrindo – quem sabe, novos e futuros negócios entre as duas partes, hoje com pouca densidade econômica.

Um dos fatos aconteceu na Capital da Paraiba na segunda-feira, 11, com a entrega pela Câmara Municipal de Medalha Cidade de João Pessoa ao Líder histórico angolano Antonio dos Santos França, alma gêmea da timoneira Maria João – ex-embaixatriz em Washington.

A causa/motivação para a entrega da Medalha proposta pelo vereador Fernando Milanez Neto diz respeito à sua espontânea decisão de ter outra residência em João Pessoa admitindo investimentos localizados no campo hoteleiro e imobiliário. Não é muito ainda, mas já se diz o suficiente para a perspectiva de ampliação das relações e até negócios.

O outro fato flagrado com Exclusividade pelo Blog diz respeito ao Credenciamento formalizado na terça-feira, 12, através de Carta, expondo o empresário pernambucano Nelcy Campos Filho com autorização pela Câmara Angola de São Paulo para gerar Agenda oficial com os Governos de Pernambuco e Paraiba tendo a pauta admitindo novos negócios.

O “LIDER DOS LÍDERES”

Muitos pessoenses podem até desconhecer, mas o General Antonio dos Santos França ainda hoje é tratado em Angola, e fora dela, como “General dos Generais”, além de importante personagem da Guerra de Independência de Angola entre os anos de 1961 a 1974.
Antonio dos Santos França é referência do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola – transformado em partido politico pelo histórico de lutas e a condição de primeiro General formado em Cuba.

Foi ele responsável pelas negociações em Portugal para o processo de Paz, portanto, ao longo dos tempos se credenciou como Articulador reconhecido internacionalmente até porque sempre esteve em diálogos com lideres mundiais como Fidel Castro, Mandela, Mário Soares, etc.

O CASO DE RECIFE

A partir de agora, Nelcy Campos Filho informa ao Blog que vai buscar criar agendas em Pernambuco e Paraiba envolvendo o Representante Comercial de Angola no Brasil (em São Paulo), Manuel Vieira Pires Delgado para pautar entendimentos de negócios entre o Nordeste brasileiro e Angola.

É pauta a merecer respeito. Voltaremos ao tema.

UMAS & OUTRAS

…A solenidade em João Pessoa teve tamanha importância que levou o Embaixador de Angola no Brasil, Nelson M. Cosme, a se fazer presente.

…O presidente da Academia Paraibana de Literatura, Damião Ramos Cavalcanti, fez o discurso de saudação ao General durante coquetel no Porto Pinheiro.

…Justiça seja feita: toda a organização foi fruto de Saulo Barreto.

…A presidente da Abrajet, Messina Palmeira, fez homenagem à luta feminina de Maria João.

ÚLTIMA

“O olho que existe/é o que vê…”

Notícias relacionadas