Biólogo identifica criatura que furacão levou para praia no Texas - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

15/09/2017


Biólogo identifica criatura de furacão

IMAGINAÇÃO

Foto: autor desconhecido.

Depois do Furacão Harvey atingir o Texas, nos Estados Unidos, uma criatura marinha misteriosa sem face e com dentes afiados apareceu na costa do Estado.

As fotos do animal foram postada no Twitter da usuária Preeti Desai, que trabalha na National Audubon Society, organização norte-americana de conservação do meio ambiente.

As imagens viralizaram nas redes sociais e internautas começaram a criar hipóteses sobre a origem do estranho animal: de alienígenas a monstros. 

Apesar da imaginação fértil das pessoas, a realidade é mais simples. Kenneth Tighe, biólogo do Museu Nacional de História Natural de Washington, afirmou ao jornal Earth Touch News que o animal aparenta ser uma enguia da espécie Aplatophis chauliodus, da família Ophichthidae. 

Contudo, o pesquisador não conseguiu determinar exatamente a espécie da criatura, e declarou que ela ainda pode ser uma Bathyuroconger vicinus ou Xenomystax congroides.  

"As três espécies são econtradas no Texas e possuem dentes compridos", disse Tighe. "É muito ruim que a gente não consiga visualizar claramente a cauda da criatura. Isso faria a diferenciação entre ophichthid e congrids." 

O animal vive escondido no fundo do mar, a uma profundidade de 30 a 90 metros. Geralmente ele é encontrado nas águas entre o Golfo do México e a Guiana Francesa.

De acordo com o FishBase, enciclopédia online de criaturas marinhas, esse tipo de enguia só fica com o focinho e olhos para fora dos esconderijos, e se alimenta de peixes e crustáceos.

(Com informações de Science Alert) 

Notícias relacionadas