Batinga ministrará palestra sobre potencialidades do Cariri durante seminário 'P - WSCOM

menu

Economia & Negócios

15/06/2006


Batinga ministrará palestra sobre potenc

Nesta sexta-feira, 16, a Fundação Ulysses Guimarães dará continuidade à programação do seminário “Paraíba de Futuro”. A cidade da vez será Monteiro, e o local escolhido a Câmara de Vereadores. O evento está marcado para acontecer às 8h30, sendo encerrado às 13h. O engenheiro Carlos Batinga, superintendente licenciado do Sebrae-PB e ex-prefeito da cidade, proferirá uma das palestras, discorrendo sobre as “Pontecialidades do Cariri Paraibano”. O fato de ser filho da terra e de ter ocupado o cargo de chefe do Executivo de Monteiro, o credenciam como um profundo conhecedor da região.

Batinga contou que falará sobre o contexto geográfico, histórico e cultural que o Cariri está inserido e que aglutina 31 municípios. “Vou destacar os pontos fortes da localidade, que se destaca pela diversidade. Temos lá o sisal, o algodão colorido, a mamona, a caprinocultura, a apicultura, o turismo, a confecção e a cultura, por exemplo”, afirma, lembrando que todos esses campos de atividade são estratégicos para o desenvolvimento dos municípios pertencentes ao Cariri. É preciso, prossegue, “que sejam criadas políticas públicas que alavanquem esse processo. Isso também passa pelo melhoramento dos serviços de Educação, Saúde e Abastecimento, principalmente”.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, o professor doutor da UFPB, Francisco de Sales Gaudêncio, será o responsável pela abertura do evento, enquanto o senador José Maranhão, fará o encerramento. Lideranças políticas regionais e municipais devem marcar presença no encontro. A programação ainda terá a participação do economista Levy Leite, com a palestra “Metodologia de Trabalho”; do diretor da Funasa, José Maria de França, que falará sobre o tema “Saúde Regional, Políticas Públicas e seus Problemas” e do coordenador do Projeto Transposição do Rio São Francisco, professor Francisco Jácome Sarmento, com “Água: Qualidade de Vida e Desenvolvimento”. Ao final das palestras, acontecerão debates que resultarão na elaboração de um documento contendo as principais propostas dos participantes para contribuir para o crescimento econômico do Cariri.

O “Paraíba de Futuro” é um seminário volante, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, com o intuito de promover uma discussão dos potenciais e das carências das regiões do Estado para fomentar um plano de ações estratégicas. João Pessoa, Patos, Campina Grande, Cajazeiras e Princesa Isabel foram alguns dos municípios onde o seminário já foi realizado. Na próxima segunda-feira, 19, o evento ocorrerá em Guarabira.

A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para constituir-se num centro de estudos de ciências políticas e sociais capaz de dar suporte teórico a um parlamento brasileiro independente, fundamentado em valores políticos, cuja base é formada pelo exercício da democracia e da livre expressão. A Fundação é ligada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).