Banco do Nordeste anuncia novo programa de financiamento para micro e pequenas e - WSCOM

menu

Economia & Negócios

06/08/2005


Banco do Nordeste anuncia novo

O Banco do Nordeste pretende incrementar suas aplicações junto às micro e pequenas empresas urbanas de toda sua área de atuação. Para isso, definiu a Estratégia Empresarial MPE, que consiste em oferecer linhas de crédito com vantagens competitivas no mercado e incentivar as micro e pequenas empresas a utilizarem os produtos e serviços do BNB, especialmente os de crédito comercial.

Segundo o diretor de Negócios do Banco, Assis Arruda, a expectativa é contratar cerca de 4.700 operações até o final do ano, alocando recursos da ordem de R$ 200 milhões, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE.

“Entre as vantagens para os clientes, destacam-se: menor taxa do mercado (a partir de 8,75% ao ano), melhores prazos, menor participação dos recursos próprios, atendimento diferenciado e qualificado”, afirma.

Ele destaca que a iniciativa vem atender à demanda por capital de giro e crédito para investimentos dos microempresários nordestinos e à diretriz estratégica do Banco de incrementar a participação da área comercial, uma vez que as principais ações se concentram em crédito para capital de giro. “Queremos atender as cerca de 61% das MPEs que nunca tiveram acesso a esses serviços bancários”, conclui.

Público-alvo – O público-alvo da estratégia do Banco são as micro e pequenas empresas urbanas formalizadas e em funcionamento há mais de dois anos, que tenham faturamento de até R$ 2,1 milhões, dos setores comercial, industrial e de serviços.

Para o gerente do Ambiente de Gerenciamento de Carteiras Múltiplas e Atendimento, Antônio Fernando Teixeira, ao apoiar de forma mais efetiva as MPEs, o BNB cumpre seu papel de promotor do desenvolvimento sustentável. “As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego e renda na Região e merecem todo o esforço do Banco do Nordeste”, enfatiza.

As MPEs representam 20% do PIB brasileiro (RAIS/TEM 2000); 99% das empresas formalmente estabelecidas geram cerca de 57,2% dos empregos totais, 26% da massa salarial (IBGE/CEMPRE 2002) e constituem um forte e imprescindível segmento no processo de desenvolvimento sustentável, formando o principal alicerce na estrutura de absorção de mão-de-obra do País.

Os empresários interessados nas linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste devem procurar uma de suas agências ou ligar, gratuitamente, para o Serviço Cliente Consulta (0800-783030), de qualquer lugar do País, e obter mais orientações a respeito. Abaixo, a relação dos produtos disponibilizados pelo BNB para as micro e pequenas empresas da Região.

PRODUTOS PARA CAPITAL DE GIRO

Cheque Empresa Conterrâneo

Cobre despesas eventuais e momentâneas de sua empresa e taxas entre as mais atrativas do mercado.

Descontos de Duplicatas e Cheques

Facilidade no processo de desconto de títulos e cheques para sua empresa, na medida de suas necessidades, com prazos e taxas atrativas.

Capital de Giro Conterrâneo

Recursos para financiar os gastos da sua empresa.

Giro Insumos Conterrâneo – o capital de giro com o melhor prazo e menor taxa do mercado

Garante a aquisição de matérias primas e insumos para industrias e estoque para atividades comerciais. Prazo diferenciado de até 18 meses com 6 de carência. Juros de até 8,75%a.a. para micro empresas e 10%a.a. para pequenas empresas* com bônus de até 15% para pagamentos efetuados em dia.

* Condições atuais do FNE sujeitas a alterações

PRODUTOS PARA INVESTIMENTO

FNE PARA INDUSTRIAS, COMÉRCIOS E SERVIÇOS – produtos para investimento com o melhor prazo e menor taxa do mercado

Implantação, expansão, modernização e relocalização de empreendimentos do setor comercial e de serviços, envolvendo construção e ampliação de instalações; aquisição de veículos utilitários nacionais com capacidade mínima de 4 toneladas e de máquinas e equipamentos. Prazos diferenciados de até 5 anos, incluídos até 1 anos de carência e juros de 8,75% a.a. para microempresa e 10% a.a. para pequena empresa (*).

(*) Condições atuais do FNE sujeitas a alterações.

Notícias relacionadas