Bancada federal do PMDB anuncia recursos para pesquisa de petróleo no litoral pa - WSCOM

menu

Política

12/08/2005


Bancada federal do PMDB anuncia

A Paraíba receberá recursos do Ministério de Minas e Energia para realização de pesquisas de petróleo. As ações vão se concentrar no litoral. ‘Os recursos devem sair final desse mês ainda’, antecipou o senador Ney Suassuna, que recebeu a garantia do ministro Silas Rondeau.

“Esses estudos são importantes porque abre uma nova possibilidade econômica para o Estado”, avaliou Suassuna, que conseguiu – junto com o senador José Maranhão e os deputados Bejamim Maranhão e Wilson Santiago – receber garantias de recursos de outros integrantes do Governo Federal.

No Ministério da Integração ouviu do ministro Ciro Gomes que em breve serão liberados recursos na ordem de R$ 6,5 milhões. A verba beneficiará 28 municípios paraibanos atingidos pelas cheias do ano passado.

“Lutamos por esse dinheiro desde o ano passado, até que enfim vamos conseguir liberação. O Ministro me garantiu que até o final do mês os recursos serão empenhados”, comemorou Suassuna.

Um outro assunto abordado no encontro com Ciro Gomes foi a Transposição do Rio São Francisco, na qual a Paraíba será um dos estados receptores de água. O Ministro Ciro Gomes informou ao senador que a ordem de serviço para o Projeto deve sair em 30 dias e pediu para que ele o ajudasse a acelerar o processo de fiscalização que está no Tribunal de Contas.

“Semana que vem vou reunir as bancadas dos quatros estados que serão beneficiados, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte e vamos até o TCU”, informou Suassuna. Os estados de Minas Gerais, Alagoas e Bahia, que antes se opunham ao projeto, hoje já aceitam. O único estado que ainda à transposição é Sergipe. “Esse projeto é essencial para o abastecimento futuro de água da Paraíba”, enfatizou.

Destaque – Os parlamentares também estiveram na Fundação Nacional de Saúde. Junto com o Senador José Maranhão, o líder do PMDB na Câmara Federal Wilson Santiago e o deputado Benjamim Maranhão, Ney Suassuna conseguiu a indicação do ex-secretário de saúde do governo Maranhão, José Maria de França, para ocupar a diretoria executiva de saúde indígena. “Será mais um paraibano em posição de destaque”, finalizou o líder.

Notícias relacionadas