Atividade física ajuda no combate às doenças relacionadas ao colesterol alto - WSCOM

menu

Saúde

08/08/2018


Atividade física ajuda no combate às doenças relacionadas ao colesterol alto

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Nesse dia 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, que quando elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), um importante fator de risco para a saúde. Para evitar os agravos, há várias maneiras de combater o aumento do colesterol ou até mesmo diminuí-lo, uma delas é a prática de atividade física regular.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta aos seus usuários uma linha de serviços especializados para ajudar no combate às doenças relacionadas ao colesterol alto, como prática de atividades físicas, os exames laboratoriais necessários para saber como estão às taxas bioquímicas e acompanhamento com nutricionista. Os usuários são atendidos pela rede pública de saúde por demanda espontânea ou por encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, dependendo do serviço.

A atividade física além de ajudar a manter o peso em níveis adequados, também regula os níveis de colesterol no sangue, além disso, melhora a saúde do coração, diminuindo o risco de infarto. De acordo com a coordenadora do João Pessoa Vida Saudável (JPVS), Hellen Correia, a prática regular da atividade física associada a uma alimentação saudável faz com que a pessoa desenvolva uma melhor qualidade de vida.

“Os benefícios da atividade física vão além da mobilização de gordura corporal e controle do peso, pois ajudam a regular as taxas bioquímicas como o colesterol, a glicose e o triglicerídeos. São essas taxas que influenciam para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças coronarianas, AVC, depressão, alguns tipos de câncer, problemas osteoarticulares, entre outros”, explica a educadora física.

Os usuários do Sistema Único de Saúde da Capital podem praticar atividades físicas por meio do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS) e nas Academias da Saúde, que possuem polos espalhados por toda a cidade.

Para fazer os exames, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa, onde passará por uma avaliação realizada pela Equipe de Saúde da Família, que solicitará os exames, caso necessário ou encaminhará o usuário para um especialista da rede. Os atendimentos de Nutrição são realizados nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, de Mangabeira e de Jaguaribe, além da Unidade de Saúde das Praias e da Unidade Básica de Saúde de Mandacaru.

Colesterol – É um tipo de gordura produzida em nosso corpo e está presente em alimentos de origem animal, como carne, leite integral, ovos. Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D, mas seu excesso no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol. O LDL colesterol, conhecido como “ruim”, ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento e o HDL colesterol, que é conhecido como “bom”, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, mas um dos principais fatores é a alimentação. Por isso, quem possui uma alimentação com uma exagerada ingestão de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto e desencadear outros problemas.

Prevenção – Além da atividade física, uma das formas de combater e prevenir o colesterol alto é a alimentação saudável, consumindo frutas e verduras diariamente, dando preferência a legumes e carnes magras e evitando comidas gordurosas e frituras. O cigarro também é um fator de risco para a doença coronária e aliado ao colesterol aumenta os riscos. Evitar o estresse é fundamental já que ele aumenta os riscos de infarto.

Além dessas medidas, é importante buscar o acompanhamento médico, que dependendo do caso poderá prescrever algum medicamento para o tratamento de colesterol elevado.

João Pessoa Vida Saudável – O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. Atualmente mais de 5.000 pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e em espaços públicos, como Unidades de Saúde da Família (USF) e escolas, totalizando 38 polos do projeto em toda a capital pessoense.

As atividades do JPVS acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.

A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 38 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo.

Você pode conferir os locais onde acontece o projeto através do linkhttp://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/

Academias da Saúde – Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com educadores físicos do JPVS e outros profissionais de educação física e psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A estrutura das Academias da Saúde conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

As Academias funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h e é aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o Cartão SUS e a liberação do médico, caso tenha alguma lesão.

As atividades do JPVS nas Academias de Saúde acontecem das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

Notícias relacionadas