Ataque a centro financeiro de Londres é "questão de tempo", diz FT - WSCOM

menu

Internacional

10/08/2005


Ataque a centro financeiro de

Um ataque terrorista contra a City, o centro financeiro de Londres, é uma “simples questão de tempo”, declarou o responsável local da polícia, James Hart, em entrevista divulgada nesta quarta-feira pelo jornal “Financial Times” (FT).

“Cada organização terrorista que obtém resultados vigia seu alvo com antecedência. Não há nenhuma dúvida de que nós fomos submetidos a esse tipo de vigilância e estas manobras foram frustradas com sucesso”, disse ao FT.

Segundo o policial, os imóveis, locais de negócios e pontos turísticos mais famosos foram verificados. “Em todos os lugares, onde o máximo de estrago poderia ser infligido aos circuitos financeiros da City de Londres e ser associado a massacres e ao máximo de perturbações”, completou.

O delegado Hart acrescentou que nenhuma detenção foi realizada no âmbito das operações de vigilância das organizações terroristas, mas todas as informações foram transmitidas aos serviços de inteligência.

Ele acredita que os centros financeiros das potências ocidentais sejam os alvos mais procurados dos terroristas.

“Se você quiser atingir o governo e, ao mesmo tempo, a população, e se você quiser causar o máximo de perturbações (…) que lugar é melhor do que o centro financeiro?”, perguntou, citando os atentados cometidos no passado pelo Exército Republicano Irlandês (IRA).

“É apenas uma questão de tempo”, frisou o delegado.

Notícias relacionadas