Assembléia Legislativa lembra ex-governador Pedro Gondim em sessão especial - WSCOM

menu

Política

02/08/2005


Assembléia Legislativa lembra ex-governa

A Assembléia Legislativa do Estado promove nesta terça-feira, de manhã Sessão Solene para homenagear o ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim – sepultado no final da manhã da última quarta-feira (27 de julho), no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa, com honras de Chefe de Estado.

Pedro Gondim faleceu no início da tarde do dia 26 de julho (terça-feira), no Hospital da Unimed, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, e seu corpo foi velado no Palácio da Redenção, onde recebeu as primeiras homenagens póstumas de familiares, amigos e admiradores, incluindo-se políticos de várias correntes ideológicas, representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e do Poder Executivo estadual, além de prefeitos, vereadores e líderes comunitários de vários municípios paraibanos.

A Sessão Solene desta terça-feira é uma iniciativa do deputado estadual José Lacerda Neto (PFL), e será realizada a partir da sessão ordinária – iniciada no horário regimental, às 9h30, e depois transformada em especial, para que todos os parlamentares presentes, além de autoridades convidadas e dos familiares, possam prestar uma última homenagem ao político paraibano que faleceu aos 91 anos de idade deixando como exemplo uma história de coragem, ética e honestidade no trato com a coisa pública.

História – Filho de Inácio Evaristo da Costa Gondim e de Eulina Moreno Gondim, Pedro Moreno Gondim nasceu no dia 1º de maio de 1914 no Engenho Capim Açu, em Alagoa Nova/PB. Ao longo de sua vida construiu uma família de sete filhos

– Hamilton, Sônia, Nilda, Rosa e Pedro Gondim (in memória) – filhos do primeiro casamento com Ozanete Duarte, e Gilson e Fábio (filhos do segundo casamento com Sílvia Gondim), 19 netos e inúmeros bisnetos.

Dentre os netos está o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), o deputado estadual Vital do Rêgo Filho (PDT) e a médica Rachel Gondim.

Casado com Sílvia Marques Gondim, o ex-governador da Paraíba manteve-se lúcido até o final de sua vida, e há bem pouco tempo ainda cultivava o hábito de comparecer à sede da ordem dos Advogados do Brasil – Secção da Paraíba, para conversar com velhos amigos e companheiros de profissão e de lutas políticas.

Notícias relacionadas