Arthur quer recuperar barragem Poço Comprido, em Água Branca - WSCOM

menu

Paraíba

23/05/2008


Arthur quer recuperar barragem Poço

O governador do Estado em exercício, Arthur Cunha Lima (PSDB), sobrevoou por duas vezes, (manhã e tarde), nesta sexta-feira, 23, o açude Poço Comprido, na comunidade rural Bom Jesus, no município de Água Branca, alto Sertão paraibano.

O manancial, com 14 milhões de metros cúbicos d’ água está transbordando e parte do sangradouro, na base inferior, caiu com a força das águas. A população da comunidade Bom Jesus está fazendo a travessia de barco, já que a passagem molhada logo após o sangradouro está interditada. As obras começam neste sábado.

O Governo do Estado está iniciando uma ação emergencial e preventiva na barragem para evitar um rompimento. Será aberto nos próximos dias um sangradouro numa lateral do açude para que sejam possíveis as obras de recuperação da barragem em concreto. Cerca de vinte homens e uma máquina já estão no local da barragem.

Foram detectadas por engenheiros da Secretaria Estadual de Infra-estrutura algumas fissuras e a reconstrução da base da parede deve ser feita de imediato para garantir a segurança da barragem.

O governador Arthur Cunha Lima teve reunião em Água Branca com o secretário executivo da Infra-estrutura, Guaray Martins e os engenheiros responsáveis pelas obras no açude Poço Comprido e determinou o imediato reparo das infiltrações na área do sangradouro.

Arthur visitou o prefeito de Água Branca, Hércules Sidney Firmino (Sinduca) e comunicou sobre as providências do Governo do Estado objetivando recuperar o açude. O prefeito agradeceu o empenho do Governo em agir no sentido de evitar maiores danos na barragem.

Ações em Água Branca – O governador em exercício, durante sua permanência de algumas horas em Água Branca esteve boa parte do tempo em companhia do Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Nunes.

]

Luiz Nunes agradeceu ao amigo pessoal e governador Arthur pela atenção especial na questão do açude Poço Comprido. O Conselheiro Luiz Nunes destacou algumas ações do Governo do Estado em Água Banca, a exemplo do inicio da construção de 213 cisternas na zona rural; projetos de dois açudes comunitários em andamento; peixamento em 33 açudes; eletrificação rural em dez comunidades; dentre outras obras em benefício dos cerca de 10 mil moradores de Água Branca.

O município também é assistido pelo programa do Leite, que distribui 291 litros do produto com famílias carentes; pavimentação e drenagem de ruas; reforma de escola; e ações na área de agricultura são outros benefícios levados pelo Governo do Estado à Água Branca.

Agenda – Neste sábado(24) Arthur Cunha Lima visita os municípios de Catolé do Rocha, Bonsucesso e Jericó. Em Catolé do Rocha ele visita a Ciranda de Serviços, instalada na cidade, na companhia do prefeito Leomar Maia, dos deputados estaduais Ricardo Marcelo (presidente em exercício da Assembléia Legislativa) e do secretário de Infra-estrutura, Francisco Evangelista.

Notícias relacionadas