API realiza eleições nas próximas sexta e sábado - WSCOM

menu

Paraíba

15/07/2018


API realiza eleições nas próximas sexta e sábado

Foto: autor desconhecido.

A Associação Paraibana de Imprensa realiza na próxima sexta-feira, 20.07, no interior do Estado, e sábado, 21.07, na Capital, eleições para a nova gestão do triênio 2018 – 2021. Concorrem duas chapas, sendo a primeira encabeçada pela situação tendo à frente o presidente João Pinto, exercendo sua terceira gestão e candidatando-se à reeleição para um quarto mandato; e a professora e jornalista Sandra Moura, atual vice, candidata pela primeira vez à eleição, que propõe inovar o quadro e a API, e tem apoio de novos e veteranos nomes da imprensa, inclusive a maioria dos ex-presidentes daquela instituição.

A chapa 1, de João Pinto, apresenta a jornalista Sony Lacerda como candidata a vice-presidente, e um quadro típico, considerado pela maioria conservador. O presidente está em sua terceira gestão sem ter apresentado grandes feitos em favor da classe. Prefere manter-se nas promessas, enquanto a Associação sofre desgaste. Já a Professora e Jornalista Sandra Moura, que tem como vice o jornalista Edson Sousa, de Campina Grande, lançou na semana passada a Carta Programa de sua campanha com propostas e compromissos de gestão envolvendo inovação, e principalmente interação com a Imprensa do interior do Estado, por onde tem caminhado aumentando o espectro de sua possibilidade de eleger-se.

Além disso, conta na chapa 2, com valores renomados do jornalismo e do rádio paraibanos como Abelardo Jurema Filho, Gonzaga Rodrigues, Walter Santos, Rubéns Nóbrega, Evandro Nóbrega, Land Seixas, Lenilson Guedes, Rute Avelino, entre outros. João Pinto e Sandra Moura são de origem interiorana, ele de Piancó, ela de Caiana, próximo de Itaporanga, e vieram cedo para os grandes centros como Campina Grande, onde ele é radicado, e João Pessoa, onde ela fez carreira passando por grandes jornais como O Norte e Correio, e entrando para a Academia.

João Pinto se mantém funcionário representante do jornal A União em Campina Grande, e Sandra Moura é militante nos cursos de Jornalismo da UFPB onde tem grande feito, além de escrever, editar e publicar livros. Sandra Moura e sua chapa tem se colocado à disposição e convocado João Pinto para enfrentamento em debates através da Imprensa, a convite de emissoras de rádio e televisão, e também universidades; mas este tem feito opção por não se apresentar. Os dois estão em acirrada campanha disputando um pleito que envolve média de 2900 filiados em todo o Estado, e que deverão optar por manter a atual situação, ou inovar e colocar novamente a API na vanguarda, ou seja, reposiciona-la a um novo modelo contemporâneo.